Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que Janones é tão importante para Lula

Deputado fura bolha do PT...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2022, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presença do deputado André Janones (Avante-MG) na campanha de Lula à Presidência tem movimentado de forma única os bastidores e a equipe do ex-presidente.

    Se, de um lado, Janones é aplaudido por dar a Lula uma visibilidade que ele não tinha nas redes sociais, do outro, como mostrou VEJA, há uma preocupação com o impacto que a estratégia midiática do parlamentar pode causar na campanha do petista.

    Mas, para além dos erros do deputado, que já espalhou fake news e foi processado por ataques e ofensas, ele tem feito um trabalho inédito. De uma forma única até o momento, tenta – a partir do espectro político da esquerda – jogar de igual para igual com o bolsonarismo no lamaçal das redes sociais.

    E, repito, isso está sendo feito pela pela primeira vez por um político no Brasil.

    Desde 2018, os conselheiros mais próximos de Bolsonaro – como o filho zero dois – têm investido numa técnica odiosa de fazer política baseada na construção de falácias, ataques às instituições democráticas, ataques contra jornalistas e a disseminação em massa de fake news.

    O objetivo é um só: desgastar a democracia e esgarçar as quatro linhas da Constituição.

    Continua após a publicidade

    O fato é que o bolsonarismo é robusto nas redes sociais e, até então, nem Lula nem o PT – nem ninguém da esquerda, diga-se de passagem – tinha conseguido enfrentar isso.

    É aí que entra Janones, com seu forte público na internet.

    Atuando em parte na mesma sintonia do bolsonarismo, o deputado está próximo de furar a bolha petista e dialogar com aqueles eleitores que ainda não decidiram seu voto. Ou que até já decidiram, mas estão abertos a mudar de ideia.

    Certo ou não, e este espaço não está dizendo que a forma encontrada por Janones é a correta, encarar o bolsonarismo é salutar para a sobrevivência da democracia brasileira.

    O parlamentar – nessa estratégia inovadora – não só furou a bolha, mas está tentando traduzir aos mais jovens o que de fato acontece no país desde 2018.

    Continua após a publicidade

    O lado ruim é que ele, às vezes, usa a mesma forma degradante da política de humilhar o próximo, o que tem ajudado a colocar a barra lá embaixo, se olharmos para 1988 e o discurso de outro parlamentar, Ulysses Guimarães.

    Mas, veja leitor, enquanto o bolsonarismo brada que “Supremo é o povo”, Janones veste a camisa do “quem manda é o povo”. Um “grito de guerra” populista ataca a mais alta corte do país, o outro tenta exaltar o voto e a urna eletrônica.

    Apesar dessa estratégia em parte “violenta”, que quase o fez partir para a agressão contra o ex-ministro bolsonarista Ricardo Salles, o deputado está dando ao PT uma nova cara no que diz respeito ao enfrentamento da extrema-direita brasileira.

    Respeitando a democracia e a laicidade, coisa que o outro lado não faz em nenhum momento, essa imagem do evangélico Janones tem sido  importantíssima na campanha.

    Não se sabe ainda o tamanho – nem o que acontecerá faltando 25 dias para as eleições -, mas Janones certamente estará no rol dos atores mais importantes de 2022, caso o ex-presidente de fato volte ao poder.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.