Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O mais novo (e bilionário) embate entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes

Ministro suspendeu a redução das alíquotas de IPI para itens que também são produzidos pela Zona Franca de Manaus

Por Victor Irajá Atualizado em 6 Maio 2022, 16h47 - Publicado em 6 Maio 2022, 14h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em decisão cautelar, o ministro Alexandre de Moraes, algoz de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, para os artigos que também são produzidos pela Zona Franca de Manaus. O ministro acatou o pedido do Solidariedade, que se posicionou contra os cortes de até 35% das alíquotas, que reduziriam a competitividade dos produtos oriundos da zona subsidiada. O Ministério da Economia já previa um rombo fiscal bilionário para este ano — e para as próximas gestões.

    O governo ignora os impactos que essa decisão deverá ter para a próxima gestão – e, se mantidos os resultados das principais pesquisas de intenção de voto atuais, os efeitos colaterais não ficarão para Bolsonaro. Isso porque o Ministério da Economia estima que a renúncia fiscal trará, para o próximo governo, perdas arrecadatórias de 27,4 bilhões de reais, em 2023; de 29,3 bilhões de reais, em 2024; e de 32 bilhões de reais, em 2025. Neste ano, a renúncia seria de 23,4 bilhões de reais com a benesse tributária.

    O IPI incide sobre os produtos industrializados, e o tributo influencia no preço final ao consumidor. O tributo possui várias alíquotas, que variam, em sua maior parte, de zero a 30%. Por lei, o governo federal pode alterar o IPI por decreto, isto é, sem o aval do Congresso Nacional. Também não há exigência de apontamento de uma nova fonte de receita para compensar a diminuição na arrecadação.

    O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Bolsonaro vêm protagonizando uma verdadeira batalha entre as instituições Presidência da República e STF. O último episódio envolve o indulto presidencial concedido ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses pelo Supremo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.