Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PGR defende que gasolina é essencial em ação sobre o ICMS no STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou nesta quarta-feira sobre lei de junho do ano passado

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h45 - Publicado em 17 ago 2023, 07h30

A PGR enviou uma manifestação à STF defendendo que a gasolina é um produto essencial e, por isso, não pode ser tributada mais pesadamente do que a generalidade das mercadorias e serviços. Assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, o documento foi apresentado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada por governadores de 11 estados e do Distrito Federal contra uma lei de junho do ano passado que limitou a cobrança do ICMS a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Para Aras, portanto, não há inconstitucionalidade nesse trecho da lei, como reclamaram os autores da ação, e a União é competente para reconhecer a essencialidade de bens e serviços. “Na verdade, essa essencialidade resulta da realidade fática e sempre esteve presente (a lei complementar apenas positivou aquilo que já existia)”, afirmou o procurador-geral.

Ele considerou inconstitucional, no entanto, o trecho da lei que que fixa como teto do ICMS para os produtos a alíquota vigente no momento de publicação da norma federal, já que essa fixação é competência privativa dos estados e do Distrito Federal, “e não competência compartilhada com a União”.

O chefe da PGR apontou que a norma impediu que os estados e o Distrito Federal exercessem livremente suas competências constitucionais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.