Projeto de anistia não beneficia Bolsonaro, diz presidente da CCJ
A VEJA, Caroline de Toni afirmou que a proposta em votação não engloba um possível perdão ao ex-presidente e acusou Moraes de 'violar leis'
A deputada federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, Caroline de Toni (PL-SC), afirmou, em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, nesta terça-feira, 10, que o projeto de lei conhecido como PL da Anistia, que deve ser votado na CCJ hoje, “não pode” beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado no âmbito da tentativa de golpe.
Segundo ela, a proposta não engloba um possível perdão ao ex-presidente, que está inelegível até 2030, e que, inclusive, o próprio político pediu apenas pela anistia do 8 de Janeiro e afirmou que “a prioridade são as pessoas presas injustamente”. “Ele não pediu em nome próprio, e não vamos fazer nenhum esforço para votar a questão do presidente Bolsonaro”, disse. Ela lembrou, porém, que existe outro projeto que trata de uma anistia ao capitão.
A parlamentar criticou a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e disse que ele “viola leis e a Constituição” ao comandar os inquéritos que tratam dos atos antidemocráticos, entre outros, como a suspensão de contas no X (antigo Twitter) e, posteriormente, da própria rede social no país. De Toni ressaltou que deputados e senadores da oposição protocolaram um pedido de impeachment do magistrado e que ele tem “descumprido” as leis processuais básicas e o devido processo legal.
Nos últimos dias, parlamentares bolsonaristas, incluindo o relator do projeto, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), sinalizaram que pretendem condicionar seu apoio a qualquer candidato à sucessão na presidência da Câmara ao compromisso com a tramitação do projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro e outras manifestações antidemocráticas realizadas após as eleições de 2022.
No sábado 7, em manifestação em São Paulo, Bolsonaro endossou o pedido de anistia aos presos dos atos golpistas, cobrou o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes e criticou o bloqueio da rede social X no Brasil.
Assista à entrevista completa com a deputada abaixo:
https://vejamais.abril.com.br/c/veja/post/ponto-de-vista-10-09-2024
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal
Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia: