Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ex-diretora da Americanas poderá ficar em silêncio na CPI, decide Fachin

Anna Christina Saicali tem oitiva prevista para a tarde desta terça. Ela foi apontada pela nova gestão da empresa como envolvida em rombo contábil

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h30 - Publicado em 29 ago 2023, 11h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ex-diretora da Americanas Anna Christina Saicali
    A ex-diretora da Americanas Anna Christina Saicali (//Divulgação)

    Com depoimento à CPI da Americanas previsto para a tarde desta terça-feira, a partir das 15h, a ex-diretora da varejista Anna Christina Ramos Saicali poderá ficar em silêncio aos deputados da comissão, conforme uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    O despacho de Fachin, que permite à ex-diretora da varejista ficar em silêncio e não responder às perguntas da CPI, foi assinado nesta segunda-feira, 28, em um habeas corpus movido pela defesa de Anna Saicali. O pedido tramita em segredo de Justiça no STF.

    Afastada da Americanas desde fevereiro, após a divulgação do rombo contábil no balanço da companhia, da ordem de 20 bilhões de reais, Anna Saicali foi apontada em um comunicado da própria companhia, em junho, como uma das envolvidas no escândalo. Reportagem da Folha de S. Paulo mostrou que, menos de vinte dias antes do anúncio das “inconsistências contábeis”, ela transferiu para seu filho cotas de uma empresa com patrimônio de 13 milhões de reais.

    Além do direito ao silêncio, que garante a não incriminação aos depoentes, o ministro do Supremo decidiu que Anna poderá ser acompanhada por advogado durante a audiência, não deverá assinar termo ou assumir compromisso de dizer a verdade e terá assegurado o direito de “não sofrer constrangimentos físicos ou morais decorrentes do exercício dos direitos anteriores”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.