Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

União Europeia anuncia fim da fase de emergência da Covid-19

Medida ocorre com a redução dos números de mortes e hospitalizações em toda a Europa, além do aumento dos níveis de imunização

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h40 - Publicado em 27 abr 2022, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ursula von der Leyen
    Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia: "continuidade da vigilância" (Frederick Floran/AFP)

    A União Europeia anunciou nesta quarta-feira 27, que está saindo da fase de emergência da pandemia da Covid-19, enquanto se concentra na vacinação e em uma preparação para uma possível nova onda no outono. De qualquer forma, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia – braço executivo do bloco, de onde veio o anúncio – afirmou que é crucial permanecer vigilante. “Novas variantes podem surgir e se espalhar rapidamente. Mas sabemos o caminho a seguir. Precisamos intensificar ainda mais a vacinação e reforço, e testes direcionados – e precisamos continuar a coordenar nossas respostas de perto na UE ”, disse.

    A medida ocorre quando o número de mortes e hospitalizações em toda a Europa caiu significativamente pela prevalência da variante ômicron, menos grave, e o aumento dos níveis de imunização. Três quartos dos europeus estão totalmente vacinados e mais da metade recebeu uma dose de reforço. A carga da doença nos sistemas de saúde também diminuiu nas últimas semanas, com vários países da UE reduzindo as restrições ao coronavírus.

    O anúncio da UE é uma tentativa de coordenar a gestão da pandemia à medida que se torna menos aguda, embora os governos nacionais continuem a definir suas próprias políticas de saúde pública. A recomendação de quarta-feira não é juridicamente vinculativa e os países são livres para seguí-la ou ignorá-la.

    Na terça-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou que uma queda acentuada nos testes arriscaria deixar o mundo cego para a evolução do coronavírus e o potencial surgimento de novas e perigosas mutações. “Quando se trata do vírus mortal, a ignorância não é uma felicidade”, afirmou Ghebreyesus.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.