Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa é notificada sobre falsificação de Ozempic; veja lote

Produtos irregulares já foram identificados no Reino Unido e na Europa; medicamento para obesidade deve ser comprado em farmácias licenciadas

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 out 2023, 20h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada pela farmacêutica Novo Nordisk sobre a circulação no Brasil de um lote falsificado do medicamento Ozempic, indicado para diabetes tipo 2 e usado por pacientes com obesidade. Em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 17, a agência informou que a farmacêutica informou que não reconhecia o lote LP6F832 como original, o que configura a falsificação. Casos de produtos irregulares já foram relatados no Reino Unido e países da Europa.

    Segundo a Anvisa, outro episódio tinha sido notificado em junho deste ano, com o lote MP5C960, também informado pela farmacêutica. Em ambos os casos, a agência determinou a suspensão de comercialização do produto. O novo caso de falsificação do remédio foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmado por VEJA.

    Popularizado por celebridades, que divulgaram erroneamente o medicamento como emagrecedor,o Ozempic tem sido alvo de falsificações. Na semana passada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) emitiu alerta sobre a existência de versões adulteradas das canetas de semaglutida 1 mg com rótulos em alemão e provenientes da Áustria e da Alemanha.

    Na Áustria, o produto irregular causou graves problemas para os pacientes. A autoridade sanitária austríaca informou que recebeu relatos de pessoas que foram hospitalizadas por terem apresentado convulsão e hipoglicemia após o uso. “É uma indicação de que o produto continha falsamente insulina em vez do ingrediente ativo semaglutida”, diz nota sobre o episódio.

    Continua após a publicidade

    A Novo Nordisk afirmou, em nota, que os lotes MP5E511 e NP5G866 citados pela EMA não foram recebidos no Brasil e que continua “investigando e denunciando todos os casos de falsificação de que tem conhecimento às autoridades, de acordo com as legislações aplicáveis”.

    arte Ozempic
    (./.)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.