Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Temer oficializa Alexandre de Moraes como novo ministro do STF

Em edição extra do Diário Oficial, Temer oficializou a nomeação de Moraes para o Supremo e a sua exoneração do posto de ministro da Justiça

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h31 - Publicado em 22 fev 2017, 18h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quatro horas após ser aprovado pelo plenário do SenadoAlexandre de Moraes foi oficialmente nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Michel Temer. Em edição extra do Diário Oficial da União publicada nesta quarta-feira, Temer o exonerou do cargo de ministro licenciado da Justiça e o efetivou no STF. A corte agendou a posse para o dia 22 de março.

    Pela manhã, em votação secreta, Moraes recebeu 55 votos a favor e 13 contrários à sua nomeação, sendo que era preciso o aval de no mínimo 41 dos 81 senadores. Nesta quarta-feira, Moraes teve um encontro com Temer, que à tarde também se reuniu com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB).

    Moraes irá ocupar a vaga do ministro Teori Zavascki, morto em um desastre aéreo no início do ano, e se tornará automaticamente revisor dos processos da Operação Lava Jato no plenário da Corte — ou seja, aqueles que envolvem o presidente da República, do Senado e da Câmara. Ele vai herdar cerca de 7.500 processos que estavam nas mãos de Teori.

    Moraes passou nesta terça-feira por uma sabatina de mais de onze horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que, por 19 votos a 7, deu encaminhamento para que seu nome fosse avaliado no plenário da Casa. Bem preparado, ele fugiu de temas polêmicos, como aborto e descriminalização das drogas, e procurou frisar que não deve nenhum favor político, a despeito de ter feito parte do governo até hoje, ser filiado ao PSDB até o início desse mês e ser próximo do presidente.

    Ao ser questionado pelos parlamentares, Moraes criticou o que chamou de “excessivo ativismo judicial”, defendeu o uso da delação premiada e da execução da pena a partir da condenação em segunda instância, e negou que houve um desmonte na força-tarefa da Lava Jato. Sobre pontos controversos de sua vida, Moraes afirmou que “jamais foi advogado do PCC” e classificou como “calúnia” a acusação de que plagiou a obra de um jurista espanhol.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.