Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

STF marca julgamento sobre legalidade de afastamento de políticos

Após os últimos acontecimentos que afastaram o tucano Aécio Neves de suas atividades, Supremo marca sessão para 11 de outubro

Por Da Redação
Atualizado em 29 set 2017, 16h54 - Publicado em 29 set 2017, 15h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, marcou para o próximo dia 11 de outubro o julgamento no plenário de uma ação que discute a legalidade de a corte ter direito a afastar parlamentares de suas funções legislativas.

    A decisão da ministra Cármen Lúcia poderá ajudar a resolver o impasse entre o STF e o Congresso, já que o Senado não cumpriu, até o momento, a decisão tomada na terça-feira pela Primeira Turma do Supremo, que determinou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de suas atividades parlamentares.

    O processo foi incluído por Cármen Lúcia na pauta do plenário do STF após ela ter conversado na quarta-feira por telefone com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que tem trabalhado para reduzir a tensão entre os poderes no episódio que envolve o tucano.

    Após adiar a votação que decidirá os rumos de Aécio Neves na política, a expectativa é que o presidente do Senado atue para adiar a votação contra o tucano para depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal.

    Os ministros do Supremo vão apreciar uma ação movida por três partidos: PP, PSC e Solidariedade, que defende a tese de  que afastamento e outras medidas cautelares em desfavor de deputados e senadores deveriam ter o mesmo tratamento na Constituição para decisão sobre prisão.

    O texto constitucional prevê que, nos casos de prisão em flagrante por crime inafiançável, os autos têm de ser remetidos dentro de 24 horas para a respectiva Casa Legislativa a fim de decidir sobre a detenção. A Advocacia-Geral da União (AGU), sob o mandato do presidente Michel Temer (PMDB), já se posicionou a favor da legalidade de o STF ter direito a afastar parlamentares de suas funções.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.