Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Defesa pede que senador preso exerça o mandato durante o dia

Acir Gurgacz, que cumpre quatro anos e meio de prisão em regime semiaberto no DF, pode se tornar mais o novo parlamentar-presidiário do Congresso

Por Agência Brasil 19 out 2018, 11h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A defesa do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que o parlamentar exerça o mandato na Casa durante o dia. O senador está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, por determinação do ministro Alexandre de Moraes para cumprimento da pena de 4 anos e 6 meses pela prática de crime contra o sistema financeiro nacional.

    Para os advogados, por ter sido condenado em regime semiaberto o senador tem o direito ao trabalho externo. O mandato de Gurgacz termina em 2023. Com a condenação, o Senado ainda deve deliberar se o parlamentar será cassado.

    “Não se pode, ao ensejo de impedir o trabalho externo, que se alegue ser impossível a fiscalização pelo estado do trabalho a ser realizado pelo postulante no Senado Federal”, sustenta a defesa. O caso será analisado pelo relator do caso, Alexandre de Moraes.

    Acir Gurgacz foi reeleito senador pelo estado de Rondônia em 2014, com 312.614, representando 41,98% dos votos válidos. Seus suplentes são Gilberto Piselo e Pastor Valadares Filho, ambos do PDT.

    Parlamentar-presidiário

    Caso o STF atenda o pedido, Gurgacz se juntaria ao peculiar time de parlamentares-presidiários. Recentemente, os então deputados Nata Donadon (MDB-RO) e Celso Jacob (MDB-RJ) exerceram as atividades de políticos durante o dia e detentos de noite. O segundo, aliás, perdeu o benefício do regime semiaberto ao ser flagrado “contrabandeando” para a prisão um queijo dentro da cueca.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.