Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Artistas fazem campanha na internet pela saída de Gilmar Mendes

Caetano Veloso, Luana Piovani, Leticia Sabatella, Maitê Proença e Marcelo Serrado, entre outros, convocam para ato contra ministro do STF na quinta, no Rio

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2017, 20h04 - Publicado em 23 ago 2017, 19h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de artistas está ajudando a divulgar nas redes sociais a convocação para um ato nesta quinta-feira, em frente ao prédio da Justiça Federal do Rio em apoio ao juiz Marcelo Bretas, que coordena o braço da Operação Lava Jato no estado, e pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    A indignação contra o ministro começou a ganhar corpo nas redes sociais nesta semana depois que ele soltou o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como “Rei do Ônibus”, por comandar o setor de transporte público do Rio, e outros três envolvidos na Lava Jato e mandados à prisão por Bretas.

    No caso de Barata, de cuja filha Gilmar foi padrinho de casamento, o ministro chegou a dar dois habeas corpus em menos de 24 horas – ele emitiu o primeiro, o juiz Bretas deu nova ordem de prisão ao empresário e Gilmar expediu novo habeas corpus para tirar o “Rei do Ônibus” da cadeia, o que acabou ocorrendo no último sábado de manhã.

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em razão do episódio, entrou com um pedido de suspeição de Gilmar nos processos envolvendo Barata, mas a solicitação ainda não foi analisada pelo STF.  Na internet, uma petição pelo impeachment do ministro já tem quase 1 milhão de assinaturas.

    Entre os artistas que estão apoiando em seus perfis o ato contra Gilmar Mendes estão o cantor Caetano Veloso e sua mulher, a produtora Paula Lavigne, os atores Marcelo Serrado, Luana Piovani, Leticia Sabatella, Maitê Proença  e Vanessa Lóes e o guitarrista Andreas Kisser, da banda de rock Sepultura.

    Gilma Caetano
    (Reprodução/Reprodução)

    “A Operação Lava Jato no Rio de Janeiro está ameaçada, e precisamos demonstrar apoio aos agentes que estão trabalhando para combater a corrupção no Rio e no Brasil. Poste, compartilhe, viralize, convide os amigos e compareça. Vamos mostrar que a Operação Lava Jato tem o apoio da sociedade”, diz o post publicado por Caetano na rede social Instagram, um texto padrão divulgado pelos organizadores do movimento.

    “Esse homem vai acabar com o pouco de esperança que nos resta! Ele vai soltar todo mundo que está envolvido nos escândalos, não sei qual o seu propósito ! Eu não ia mais falar nada de política por aqui, porém, a situação é mais grave do que a gente imagina e pela primeira vez vejo um consenso com todos os lados!! Rezemos”, escreveu Marcelo Serrado.

    Gilma Marcelo Serrado
    (Reprodução/Reprodução)

    Serrado toca num ponto que tem chamado a atenção nos protestos em relação a Gilmar Mendes: o ministro tem atraído a antipatia tanto daqueles que foram às ruas para pedir o impeachment de Dilma Rousseff (PT), como ele próprio e Luana Piovani, e outros que pedem a saída do presidente Michel Temer (PMDB) e têm um perfil mais de esquerda, como Caetano, Lavigne e Leticia Sabatella.

    Continua após a publicidade

    Entre as hashtags usadas pelos manifestantes, está a #foraGilma, uma alusão ao slogan usado com sucesso nos protestos que levaram ao impeachment de Dilma (Fora, Dilma!).

     

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.