Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Zelensky visita Polônia, que promete ‘garantias’ à Ucrânia perante Otan

O presidente polonês Andrzej Duda reiterou apoio à adesão ucraniana à aliança e prometeu enviar jatos ao país

Por Da Redação
5 abr 2023, 12h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou a Polônia nesta quarta-feira, 5, um de seus parceiros mais próximos, para encontrar-se com o presidente polonês Andrzej Duda e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki. Em discurso, Duda prometeu obter “garantias” da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a Kiev na próxima reunião da aliança.

    Ao contrário das visitas anteriores de Zelensky ao exterior desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, ele está viajando com sua esposa, Olena Zelenska. Durante sua visita, o presidente ucraniano assinará acordos bilaterais e se reunirá com representantes de empresas polonesas no âmbito do fórum empresarial ucraniano-polonês, bem como com prefeitos de cidades que fazem fronteira com a Ucrânia.

    + China pode ter ‘papel importante’ para paz na Ucrânia, diz Macron

    O presidente polonês concedeu a Ordem da Águia Branca ao líder ucraniano durante uma cerimônia no palácio presidencial em Varsóvia. Segundo Duda, a honra é “a mais antiga e mais alta condecoração polonesa” e é concedida a “indivíduos que se destacam”.

    “Você, Volodymyr, é único. Tendo recebido o mandato de seu povo, de repente você foi chamado para uma missão única que ninguém poderia ter previsto”, disse Duda.

    De acordo com Kiev, esta é a visita de Estado mais abrangente que o presidente ucraniano realizou desde o início da guerra. Zelensky agradeceu a Duda, ao governo e ao povo polonês por ficar “ombro a ombro” com seu país e dar abrigo aos refugiados ucranianos.

    + Com minas e trincheiras, Rússia se prepara para contraofensiva na Ucrânia

    Em uma coletiva de imprensa conjunta em Varsóvia, Duda, disse que deseja “obter garantias de segurança para a Ucrânia” na próxima cúpula da Otan em Vilnius, na Lituânia, em julho.

    “Acredito que a direção ocidental da atividade econômica da Ucrânia será mantida. Apoiamos a busca da Ucrânia pela adesão à União Europeia e à Otan”, disse Duda. “Durante a cúpula de Vilnius, queremos obter garantias de segurança para a Ucrânia.”

    “A Polônia é atualmente o maior parceiro econômico da Ucrânia. Isso está relacionado à situação atual e à mudança geral de que o Leste [Europeu] foi completamente fechada para a Ucrânia. Estou convencido que esta tendência continuará no futuro, que a Ucrânia irá cooperar com o Ocidente como parte da Comunidade, como parte da União Europeia“, acrescentou.

    + Guerra destruiu R$13 bilhões em patrimônio cultural na Ucrânia, estima ONU

    De acordo com dados do Banco Mundial de 2020, o ano mais recente para o qual havia dados disponíveis, o segundo maior parceiro comercial da Ucrânia era a Polônia.

    O líder polonês também disse que vai enviar quatro caças MiG-29 para a Ucrânia, além dos quatro que já entregou nos últimos meses.

    Continua após a publicidade

    “Quatro MiG-29 foram entregues à Ucrânia nos últimos meses. Outros quatro estão sendo entregues agora. Ainda estamos prontos para entregar mais seis aeronaves'”, disse Duda, observando também que a Polônia também deu mais de 300 tanques e outros equipamentos militares para a Ucrânia.

    + Má hora de Putin: Bakhmut resiste, Finlândia na OTAN, assassinato político

    As relações entre Ucrânia e Otan têm recebido algumas críticas. O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, disse nesta quarta-feira, 5, que a decisão de convidar a Ucrânia para uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Otan “mina o princípio da unidade da aliança”, de acordo com um comunicado do governo.

    Os comentários seguem uma reunião de ministros das Relações Exteriores da aliança em Bruxelas na terça-feira 4, para marcar a adesão da Finlândia à Otan. O chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, estava presente na reunião, apesar do fato de a Ucrânia não ser atualmente membro do grupo.

    A Hungria declarou repetidamente sua oposição ao envolvimento da Otan no conflito.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.