Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vídeo mostra chegada de 15.000 refugiados rohingyas em Bangladesh

Segundo a ONU, cerca de 582.000 refugiados fugiram de Mianmar para o país vizinho desde o final de agosto

Por Da redação
19 out 2017, 14h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um vídeo divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) mostra a chegada de uma multidão de refugiados rohingyas a Bangladesh. A crise da etnia em Mianmar já dura desde o final de agosto e, segundo o UNHCR, entre domingo e terça-feira desta semana, por volta de 10.000 a 15.000 pessoas fugiram para o país vizinho.

    A ONU e outras organizações denunciaram a existência de uma campanha de limpeza étnica contra a minoria rohingya. A região é palco de uma forte onda de violência desde 25 de agosto, quando o Exército de Mianmar iniciou uma operação militar em resposta a ataques de um grupo rebelde formado por membros da comunidade muçulmana.

    Desde então, segundo as Nações Unidas, por volta de 582.000 refugiados já fugiram para Bangladesh. Os deslocados durante a atual crise se somam aos cerca de 300.000 rohingyas que já estavam em Bangladesh anteriormente.

    Myanmar não reconhece a cidadania do grupo étnico no país e os considera imigrantes bengalis, e há anos impõe a eles múltiplas restrições, inclusive a privação de deslocamentos. Os rohingyas são considerados hoje uma das minorias mais perseguidas do mundo.

    A Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta semana a queima de aproximadamente 300 aldeias da minoria muçulmana no noroeste do país na última ofensiva do Exército. Muitos assassinatos aleatórios e estupros também foram reportados.

    A pressão sob a líder de Mianmar e ganhadora do Prêmio Nobel da paz, Aung San Suu Kyi, aumentou muito nas últimas semanas. Com grande dificuldade, a líder birmanesa tenta preservar um equilíbrio frágil com um Exército muito poderoso. Apesar de suas promessas sobre planos para o retorno dos refugiados ao seu país, tem tomado poucas ações concretas para solucionar a crise.

    (Com agências internacionais)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.