Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

União Europeia anuncia suspensão de novos vistos para russos

Autoridades lançam acordo para reduzir a entrada de turistas russos que viajam para países do bloco 'como se não houvesse guerra'

Por Da Redação
31 ago 2022, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os ministros das Relações Exteriores dos países que formam a União Europeia fecharam um acordo sobre a suspensão da emissão de vistos de turismo à Rússia. A decisão ocorreu durante um encontro de autoridades do bloco econômico na terça-feira, 30, em Praga, na República Tcheca.

    Na reunião, os ministros concordaram, a princípio, em suspender um acordo de facilitação de vistos com a Rússia. Antes de entrar em vigor, a medida deverá passar pela aprovação do Conselho Europeu. Caso se efetive, a nova regra irá impor um procedimento mais longo e caro para a emissão de vistos aos cidadãos russos.

    O chefe de política externa do bloco, Josep Borrell, disse em entrevista coletiva após a reunião que esta decisão “reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos estados membros da União Europeia”, uma vez que o processo se tornará mais difícil e levará mais tempo.

    De acordo com Borrell, o “aumento substancial” nas passagens de fronteira da Rússia para nações do bloco desde julho se tornou “um risco de segurança para esses Estados”.

    Ele salientou que é preciso engajar a população russa no pacote de sanções, como um sinal de alerta aos prejuízos humanitários e econômicos que o conflito está provocando globalmente. “Vimos muitos russos viajando a lazer como se nenhuma guerra estivesse acontecendo na Ucrânia”, acrescentou.

    Continua após a publicidade

    + Zelensky acusa Rússia de realizar ‘terrorismo econômico’ contra Europa

    A medida faz parte de um pacote de sanções que Bruxelas e países do bloco têm adotado individualmente para punir a Rússia por conta de sua invasão à Ucrânia.

    Continua após a publicidade

    + Apesar de crise energética, UE renova sanções contra a Rússia até 2023

    Alguns países do bloco já haviam, de forma isolada, cancelado vistos para turistas russos, como a República Tcheca e a Polônia. Desde então, no entanto, eles exigiram que Bruxelas promulgasse uma proibição completa e coletiva.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.