Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE promete nunca reconhecer anexação de territórios ucranianos pela Rússia

União Europeia declarou que Rússia coloca a segurança global em risco ao minar princípios da Carta da ONU e do direito internacional

Por Da Redação
30 set 2022, 11h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante uma entrevista coletiva após a reunião do Colégio sobre o pacote 'Economize gás para um inverno seguro' na sede da UE em Bruxelas, em 20 de julho de 2022. - A Comissão Europeia instou os países da UE a reduzir a demanda por gás natural em 15% nos próximos meses para garantir os estoques de inverno e derrotar a "chantagem" russa. (Foto de JOHN THYS/AFP)
    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinou carta contra anexação junto aos membros do Conselho Europeu - 20/07/2022 (Foto: John Thys/AFP)

    A União Europeia rejeitou e condenou veementemente as anexações de território da Ucrânia pela Rússia nesta sexta-feira, 30, dizendo que “nunca reconhecerá” a “anexação ilegal” do Kremlin.

    O presidente russo, Vladimir Putin, assinou formalmente na sexta-feira um decreto para anexar ilegalmente quase um quinto do território da Ucrânia, em violação aberta do direito internacional.

    A anexação ocorre após referendos realizados por autoridades apoiadas por Moscou nas regiões ocupadas de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, sobre a adesão à Rússia. Os votos são ilegais sob a lei internacional e foram rejeitados pela Ucrânia e nações ocidentais como “uma farsa”.

    + A caminho da liberdade

    Continua após a publicidade

    “Rejeitamos firmemente e condenamos inequivocamente a anexação ilegal pela Rússia das regiões ucranianas”, disse um comunicado em nome dos membros do Conselho Europeu nesta sexta-feira.

    “Ao minar deliberadamente a ordem internacional baseada em regras e violar descaradamente os direitos fundamentais da Ucrânia à independência, soberania e integridade territorial, princípios fundamentais consagrados na Carta das Nações Unidas e no direito internacional, a Rússia está colocando em risco a segurança global”, continuou o texto.

    “Nós não reconhecemos e nunca reconheceremos os ‘referendos’ ilegais que a Rússia arquitetou como pretexto para essa violação adicional da independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia, nem seus resultados falsificados e ilegais“, afirmou. “Estas decisões são nulas e sem efeito e não podem produzir qualquer efeito legal.”

    Continua após a publicidade

    + Ataque russo a comboio de carros na Ucrânia deixa pelo menos 25 mortos

    A declaração concluiu que a Crimeia, Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk “são Ucrânia” e apelou a todos os Estados e organizações internacionais para que “rejeitem inequivocamente esta anexação ilegal”.

    A União Europeia também afirmou que fortalecerá as sanções econômicas contra a Rússia e reiterou seu apoio à Ucrânia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.