Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

UE anuncia apoio a candidatura da Ucrânia para entrar no bloco

Segundo Comissão Europeia, Ucrânia demonstrou a determinação do país de viver de acordo com os valores e padrões europeus

Por Da Redação
17 jun 2022, 08h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União Europeia anunciou nesta sexta-feira, 17, que vai apoiar a Ucrânia e sua vizinha Moldávia se tornarem candidatas ao bloco, uma das mudanças geopolíticas mais dramáticas resultantes da invasão da Rússia.

    A Ucrânia solicitou a adesão à União Europeia apenas quatro dias depois que as tropas russas cruzaram sua fronteira em fevereiro. Quatro dias depois, Moldávia e Geórgia fizeram o mesmo – estados ex-soviéticos menores que também lutam contra regiões separatistas ocupadas por tropas russas.

    “A Ucrânia demonstrou claramente a aspiração do país e a determinação do país de viver de acordo com os valores e padrões europeus”, disse a chefe da Comissão Executiva, Ursula von der Leyen, em Bruxelas. Ela fez o anúncio vestindo cores ucranianas, um blazer amarelo sobre uma camisa azul.

    O presidente Voloymyr Zelensky agradeceu a von der Leyen e aos estados membros da União Europeia no Twitter por uma decisão que chamou de um passo “que certamente nos levará mais perto da vitória”. A presidente da Moldávia, Maia Sandu, saudou um “forte sinal de apoio à Moldávia e aos nossos cidadãos!” e disse que contava com o apoio dos estados membros da União Europeia.

    “Estamos comprometidos a trabalhar duro”, disse ela no Twitter.

    Continua após a publicidade

    Ao recomendar o status de candidato para a Ucrânia e a Moldávia, a Comissão adiou o processo para a Geórgia, que, segundo o bloco, deve atender a mais condições primeiro.

    Espera-se que os líderes dos países membros endossem a decisão em uma cúpula na próxima semana. Os líderes dos três maiores – Alemanha, França e Itália – sinalizaram sua solidariedade na quinta-feira visitando Kyiv, juntamente com o presidente da Romênia.

    “A Ucrânia pertence à família europeia”, disse o alemão Olaf Scholz após se encontrar com o presidente Zelensky.

    A Ucrânia e a Moldávia ainda enfrentarão um longo processo para atingir os padrões exigidos para a adesão, e há outros candidatos na sala de espera. A adesão também não é garantida – as negociações estão paralisadas há anos com a Turquia, oficialmente candidata desde 1999.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.