Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Primeira-ministra Theresa May: meu acordo, nenhum acordo ou nenhum Brexit

Na quarta-feira 05, Theresa May sofreu uma derrota simbólica no Parlamento Escocês, com 92 votos contra seu acordo e apenas 29 à favor

Por Da Redação
6 dez 2018, 13h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta quinta, 6, a primeira-ministra britânica Theresa May declarou que os parlamentares ingleses encaram três opções diante de sua decisão sobre o Brexit: aprovarem os termos propostos por ela, encararem uma saída da União Europeia sem acordo ou até a possibilidade de uma reversão do plebiscito de 2016.

    “Há três opções: uma é deixar a União Europeia com um acordo… as outras duas são sair sem um acordo ou não ter nenhum Brexit”, disse à rádio BBC.

    Segundo May, alguns membros do Parlamento estão tentando frustrar a saída, mas ela acredita que um novo referendo sobre o assunto não é o caminho a ser tomado: “Está claro que há aqueles na Casa dos Comuns que querem frustrar o Brexit e anular o voto do povo britânico, e isso não é certo”.

     

    A primeira-ministra se esquivou das perguntas sobre um possível adiamento da votação no dia 11 de dezembro, mas deu pistas sobre possíveis concessões a respeito da polêmica fronteira da Irlanda do Norte.

    O chamado “backstop”, tem o objetivo de manter a fronteira aberta entre o território do Reino Unido e Irlanda, e é uma das maiores questões rondando o acordo. A União Europeia cobrou que os britânicos incluíssem garantias de uma convivência estável entre os territórios e, para isso, o Reino Unido incluiu uma cláusula em que permaneceria na área de livre comércio da UE pelo menos até 2020, ainda respondendo às regras do grupo, o que muitos parlamentares consideram ir contra os objetivos do Brexit.

    Continua após a publicidade

    Rejeição na Escócia

    Na quarta-feira 5, o acordo de May foi enfaticamente negado no Parlamento Escocês, em uma possível prévia dos resultados em Westminster na próxima semana.

    Partido Trabalhista, Liberal Democrata, Partido Nacional Escocês e Partido Verde da Inglaterra demandam que “uma alternativa melhor seja levada para frente”. Apenas o Partido Conservador Escocês apoiou a proposta da primeira-ministra. A oposição os acusou de “estarem prontos para se jogar cegamente no abismo do Brexit”.

    Em votação de valor simbólico, 92 membros do parlamento escocês rejeitaram o acordo, contra apenas 29 à favor. O representante do Partido Verde, Ross Greer afirmou que “o acordo é tão desagradável que os dois secretários responsáveis pelo Brexit renunciaram ao cargo para votar contra ele”, fazendo referência a David Davis e Dominic Raab.

    Continua após a publicidade

    Grande recessão

    Semana passada, durante o G20, o presidente da União Europeia, Donald Tusk, antecipou as falas de Theresa May, alertando para as consequências de um possível fracasso do Brexit. Ele deixou claro que o acordo é “o único possível”, em meio às especulações de que May poderia tentar renegociar o pacote.

    O Banco da Inglaterra e o Departamento do Tesouro britânico liberaram relatórios em que projetam um cenário de grande recessão se a rejeição do acordo se concretizar, com impacto devastador na renda per capita do país.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.