Uma nova pesquisa da YouGov divulgada nesta terça-feira, 18, revelou que a proporção de britânicos que consideram o Brexit, o longo divórcio entre Reino Unido e União Europeia, um grande erro bateu um novo recorde neste mês. Ao todo, 57% dos entrevistados disseram se opor à saída do bloco, enquanto 32% afirmaram que a decisão foi acertada.
Com poucos benefícios econômicos para o país após o referendo de junho de 2016 para deixar a União Europeia, mais da metade dos britânicos (55%) disse que, hoje, votaria pela permanência. Outros 31% disseram que escolheriam o divórcio caso o pleito fosse realizado novamente.
Em maio, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse que o Brexit está trazendo benefícios para a nação, citando sua política de free ports – zonas econômicas especiais com isenções fiscais e alfandegárias – e cortes de IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado). Segundo ele, ambas as medidas podem tornar produtos como cerveja e bens sanitários mais baratos.
+ Apenas 18% dos apoiadores do Brexit acham que a saída da UE foi um sucesso
Economistas alertam, contudo, que o os free ports provavelmente não vão impulsionar a economia britânica, ainda que possam ter benefícios limitados como ferramenta de desenvolvimento regional.
Desde meados de 2016, o investimento empresarial britânico mal cresceu quando comparado ao de outras economias avançadas. Inúmeras pesquisas na área de negócios e comércio apontam dizem que a saída da União Europeia foi uma das causas da estagnação.
A pesquisa da YouGov entrevistou mais de 2 mil britânicos e mostrou que 63% agora consideram o Brexit mais um fracasso do que um sucesso, em comparação com 12% que o consideram bem-sucedido. Outros 18% disseram acreditar que o processo de deixar a União Europeia não foi nem um fracasso, nem um sucesso.