Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mais países: União Europeia adotará cronograma para novos membros

Países dos Bálcãs têm buscado oportunidade para negociar entrada no bloco

Por Da Redação
10 jan 2018, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União Europeia está se preparando para fixar o prazo para novas adesões ao bloco para o ano de 2025, mas disputas entre os países dos Bálcãs podem atrasar o cronograma.

    “Os parceiros dos Bálcãs terão agora uma janela de oportunidade histórica. Pela primeira vez, a perspectiva de sua entrada tem um prazo planejado” é o que deve dizer a Comissão Europeia em um documento de estratégia a ser anunciado no dia 7 ou 14 de fevereiro deste ano, segundo informações do site EU Observer.

    A minuta do documento ao qual a plataforma teve acesso diz ainda que “com forte determinação política, entrega de reformas reais e de soluções duradouras para suas disputas com os países vizinhos, Montenegro e Sérvia estarão prontos para se tornarem membros em 2025″. Albânia, Bósnia, Macedônia e Kosovo “devem também estar bem avançados no caminho europeu nesse ano [2025]”.

    O comunicado representa uma mudança de direção da Comissão Europeia cujo presidente, Jean-Claude Juncker, declarou em 2014 que não haveria adesão de novos membros ao bloco em um futuro próximo, além de dar impulso aos diálogos de adesão já iniciados com Montenegro e Sérvia.

    O novo posicionamento da Comissão pode ser visto como um reflexo do aumento da influência russa na região; Moscou tem feito campanhas anti-UE nas mídias locais e atraído nacionalistas sérvios com acordos de vendas de armas. Em 2017, supostos espiões russos estiveram por trás de um golpe mal-sucedido em Montenegro cujo objetivo era impedir o país de ingressar na Otan.

    Continua após a publicidade

    Albânia e Macedônia esperam também iniciar as negociações em 2018, se esta última for bem-sucedida em resolver a disputa por seu nome com a Grécia, que vem bloqueando suas conversas com a UE e a Otan. A Grécia argumenta que a Macedônia não poderia adotar esse nome por ele também denominar uma região grega  a segunda maior do país.

    Logo atrás dos três países está a Bósnia, que trabalha para obter o status de “país candidato à UE” e então iniciar diálogos sobre uma futura adesão. Kosovo, por sua vez, ainda está estudando fazer um pedido formal para se tornar candidato.

    Entretanto, a Comissão alertou para o fato de que litígios locais poderiam atrasar o cronograma “ambicioso”. “A União Europeia não pode e não irá importar disputas bilaterais. É por essa razão que todos os parceiros dos Bálcãs devem resolver essas disputas com urgência”, afirma a minuta. O texto também sugere que a questão da demarcação de fronteiras seja resolvido por meio de arbitragens internacionais e que os julgamentos resultantes devem ser “vinculantes, finais e respeitados em sua integralidade”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.