Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Incêndio devasta histórica Bolsa de Valores em Copenhague

Funcionários se organizaram para salvar quadros e artefatos históricos das chamas; Não há informações sobre feridos, segundo a polícia

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h15 - Publicado em 16 abr 2024, 08h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grande incêndio atingiu, nesta terça-feira, 16, a antiga Bolsa de Valores de Copenhague, um dos prédios mais conhecidos da capital da Dinamarca. Sua torre foi engolida pelas chamas e desabou sobre o telhado, numa cena que lembra o incêndio de 2019 na catedral de Notre-Dame de Paris.

    O edifício de estilo renascentista holandês já não abriga a Bolsa de Valores dinamarquesa, mas serve como sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa. O Ministério das Finanças, que fica próximo ao local, foi esvaziado como resultado do incêndio, disse a polícia, que também pediu para que a população evitasse dirigir no centro da cidade.

    Cerca de 120 bombeiros foram destacados para conter o incêndio, um trabalho que poderia durar até 24 horas. Segundo a polícia, não há informações sobre feridos.

    “Fotos horríveis da Bolsa. Tão triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós… Nosso próprio momento Notre-Dame”, escreveu o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, no X, antigo Twitter.

    Continua após a publicidade

    Corrida contra o fogo

    Logo que o fogo começou, os serviços de emergência, funcionários da Câmara de Comércio Dinamarquesa, incluindo o CEO Brian Mikkelsen, e até pessoas que passavam na rua começaram a transportar grandes pinturas para fora do edifício, numa corrida para salvar artefatos históricos das chamas.

    O Museu Nacional da Dinamarca informou pelo X, antigo Twitter, que enviou 25 funcionários ao local para ajudar na operação. Além disso, cerca de 90 recrutas da Royal Life Guards, uma unidade do exército, auxiliaram a isolar e proteger objetos de valor, disseram os militares.

    Continua após a publicidade

    O edifício histórico, cuja torre tinha o formato de caudas de quatro dragões entrelaçadas, estava em reforma. Os andaimes ao redor do prédio dificultaram o acesso dos serviços de emergência às chamas, enquanto o telhado de cobre preservava o calor, disse o Corpo de Bombeiros de Copenhague. Partes do telhado desabaram e o fogo se espalhou por vários andares do prédio.

    “400 anos de herança cultural dinamarquesa em chamas”, escreveu o ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, no X. “O edifício está repleto de arte que conta muito sobre a nossa história, sobre quem somos como povo”, disse ele aos repórteres.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.