Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Chefe da ONU diz que necessidade de um cessar-fogo em Gaza é ‘consenso’

António Guterres clama que EUA e UE querem pausa nos combates e sai em defesa da UNRWA, agência para refugiados palestinos acusada de irregularidades

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 12h08 - Publicado em 25 mar 2024, 10h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira, 25, que há um “consenso crescente” na comunidade internacional para alertar Israel sobre a necessidade de um cessar-fogo na Faixa de Gaza, com objetivo de evitar “o desastre humanitário” que um ataque a Rafah, cidade no sul do enclave palestino que abriga quase 1,5 milhão de pessoas deslocadas pela guerra, provocaria.

    “Vemos um consenso crescente a emergir na comunidade internacional para dizer aos israelenses que o cessar-fogo é necessário. Também vejo um consenso crescente – ouvi nos Estados Unidos, ouvi na União Europeia, e, claro, no mundo muçulmano – de que qualquer invasão terrestre a Rafah poderia significar um desastre humanitário”, disse ele em entrevista coletiva.

    + Reconhecer Estado palestino seria ‘prêmio para terrorismo’, diz Israel

    Agência da ONU para palestinos

    A declaração de Guterres foi feita durante uma visita ao clube esportivo de Wihdat, na Jordânia, onde fica localizada a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos, a UNRWA. O órgão é responsável por prestar serviços essenciais, como de saúde e educação, mas se vê ameaçado desde que o seu maior doador, os Estados Unidos, e outros colaboradores suspenderam seu financiamento após Israel acusar diversos de seus funcionários de envolvimento nos ataques do grupo Hamas.

    Além disso, Tel Aviv afirmou no domingo 24 que não permitirá a entrada de caminhões de ajuda humanitária da UNRWA com mantimentos para a região norte de Gaza, onde a população local está sofrendo com a fome de forma mais severa, de acordo com Philippe Lazzarini, comissário-geral da agência para refugiados palestinos.

    + Hamas usou estupro como arma contra nós, diz enfermeira israelense a VEJA

    Segundo Guterres, o financiamento da agência é essencial para salvaguardar a vida e dignidade dos 2,4 milhões de palestinos refugiados na Jordânia, o maior número entre as regiões vizinhas à Israel. 

    “A UNRWA está contribuindo profundamente (com os palestinos) de formas que não podem ser medidas num gráfico – promovendo a coesão social, a estabilidade, construindo a paz. Imagine se tudo isto fosse eliminado?”, questionou Guterres.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.