Um avião Embraer 190, da companhia Myanmar National Airlines, realizou neste domingo, 12, uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Mandalay, em Mianmar, após uma falha no trem de pouso dianteiro. O piloto pousou com o nariz da aeronave. “Uma proeza elogiada por especialistas”, anunciou a Aviação Civil mianmarense.
Apesar do incidente, nenhum dos 82 passageiros e dos sete membros da tripulação ficou ferido.
O modelo, fabricado pelo Brasil, apresentou a falha por volta das 9h local (23h30 no horário de Brasília). O piloto tentou várias vezes ativar o trem de pouso dianteiro, primeiro usando o computador de voo e depois manualmente. Sem sucesso, decidiu pousar sem as rodas dianteiras, disse Ye Htut Aung, vice-diretor da Aviação Civil.
“Eles tiveram que pousar com as rodas traseiras, o piloto foi capaz de fazê-lo com talento e não houve vítimas”, acrescentou ao classificar o ocorrido como “falha técnica”.
Em um vídeo publicado na redes sociais, é possível ver a aeronave se aproximar da pista para o pouso e tocar terra com as rodas traseiras e inclinar para frente, deslizando com o nariz pela pista até parar completamente.
Antes de iniciar o aterrissagem, o piloto sobrevoou a região para reduzir ao mínimo a quantidade de combustível por motivos de segurança.
Na quarta-feira, mais de dez pessoas ficaram feridas no aeroporto internacional de Yangun quando um avião de companhia Biman saiu da pista durante a aterrissagem.
(Com EFE e AFP)