O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira, 30, a suspensão imediata da rede X (antigo Twitter) em todo o Brasil. Além disso, há ordens para a interrupção do uso de aplicativos de VPNs que contornam o bloqueio, com multas de até 50 mil reais para ambas pessoas jurídicas e físicas caso tentem burlar a suspensão.
Na última quarta, Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que o empresário Elon Musk, dono da rede, nomeasse um representante legal para a plataforma no Brasil. A medida foi tomada após o fechamento do escritório da empresa no país e o desligamento de cerca de quarenta funcionários. Segundo a legislação brasileira, uma empresa não pode atuar no país sem um representante legal, uma vez que a Justiça precisa ter a quem se dirigir em caso de intimações, por exemplo. Musk não cumpriu a decisão e desafiou o ministro.
O X/Twitter é uma das mídias sociais mais utilizadas para a divulgação e a comunicação dos indivíduos, com mais de 22 milhões de usuários ativos no Brasil, a quarta maior base de usuários do mundo. Além de ser uma plataforma utilizada por quem trabalha com negócios online, como o marketing digital, é um meio de engajamento de produtores de conteúdo e influenciadores.
A rede é crucial para divulgação de campanhas publicitárias, lançamentos de produtos e a interação direta com o público-alvo, que permite que todos esses processos sejam feitos de maneira rápida e eficaz. Para esse nicho, a queda do X/Twitter significa uma mudança drástica em suas formas de trabalho. De acordo com dados analisados pela Forbes Brasil, a rede teve uma receita publicitária global de 2,5 bilhões de dólares em 2023. Seu papel no mercado brasileiro ganhou destaque devido aos cenários inovadores aproveitados para o desenvolvimento da publicidade digital, como a criação de ambientes de conversas entre pessoas e marcas.
O banimento também pode afetar a disseminação de informações e notícias, que ocorrem de maneira veloz e mais acessível graças ao aplicativo. Durante eventos ao vivo, como partidas de futebol, a rede social se transforma em um grande fórum público onde são compartilhados comentários e reações dos usuários em tempo real, fazendo algo se tornar um trending topic em minutos. Esse tipo de engajamento é essencial para emissoras de TV e diversos anunciantes, pois funciona quase como um feedback instantâneo.
Segundo especialistas da área de publicidade no Brasil, o X/Twitter é um meio ágil com que os anunciantes se conectam com audiências específicas de maneira autêntica e contextual, aumentando a visibilidade e a relevância das suas mensagens. A perda definitiva desse canal exigiria uma rápida adaptação e busca por outras alternativas para continuar atingindo a massa populacional com a mesma eficácia.