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Empresas e monumentos vão apagar as luzes neste sábado

Ação acontece no sábado e, durante uma hora, luzes ficarão apagadas para chamar a atenção no combate às mudanças climáticas

Por Tatiana Babadobulos
Atualizado em 4 jun 2024, 16h32 - Publicado em 22 mar 2018, 17h15
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  • Milhares de cidades do mundo inteiro vão apagar as luzes de monumentos históricos, prédios públicos e outros locais famosos em apoio à Hora do Planeta. A ação, que acontece neste sábado, 24, visa chamar a atenção para as mudanças climáticasPara participar, a organização pede que a pessoa ou a empresa faça um cadastro diretamente no site.

    No Brasil, por 60 minutos, entre 20h30 e 21h30, a fonte multimídia do parque Ibirapuera, em São Paulo, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Bondinho, no Rio de Janeiro, o prédio da Câmara dos Deputados, em Brasília e outros tantos monumentos já confirmaram a participação.

    Em Manaus (AM), vai acontecer um evento na lagoa senador Arthur Virgílio Filho; no Recife (PE), a Orquestra Sinfônica local se apresentará no cais do Imperador; em Fernando de Noronha (PE), uma ação limpeza de praia e de conscientização à geração de lixo na parte da manhã com caminhada com observação das estrelas à noite, entre outros.

    Às margens da rodovia Castello Branco, o edifício onde funciona a Cielo apagará as luzes no sábado. Esta é a sétima participação da empresa no evento. “Apoiamos ações que contribuam para a conservação do ambiente. O engajamento em iniciativas como essa faz parte de nossa estratégia de sustentabilidade. A frente climática está centrada em quatro eixos principais – avaliação dos impactos, redução das emissões, compensação das emissões de gases de efeito estufa não evitadas e articulação e compromisso com a transparência – e temos como objetivo nos manter na vanguarda da promoção das melhores práticas de desenvolvimento sustentável”, diz Gleice Donini, gerente de sustentabilidade da empresa.

    O McDonald’s participa pelo décimo ano da ação. Em todos os restaurantes do país os luminosos externos serão apagados, reforçando “o compromisso da marca com iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável”. A rede de fast-food diz que como parte de seu compromisso com o ambiente está a adoção de iluminação LED, que desde 2016 ajuda a reduzir 60% do consumo de energia, além do projeto que economiza cerca de 700 litros de água por dia em cada unidade, diminuição do uso do ar-condicionado, entre outras ações.

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    “Buscamos trazer soluções simples, porém eficazes. Queremos mostrar que a sustentabilidade não é algo difícil de ser aplicada – com pequenas ações, como a reutilização de água, ou redução do consumo de energia, conseguimos conquistar números impressionantes e fazer a diferença para o planeta”, afirma Leonardo Lima, diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes McDonald’s em 20 países da América Latina.

    Além do Brasil, outros países da América Latina onde a marca está presente também participarão, apagando mais de 2.000 luminosos neste período.

    Como começou

    Segundo a WWF-Brasil, ONG de conservação da natureza, o movimento começou em 2007, na Austrália, e desde 2009 é replicado no Brasil. Acontece num dos últimos sábados de março com o intuito de promover a preocupação com o ambiente. Em 2017, 187 países e mais de 3.000 monumentos aderiram ao movimento.

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    “As cidades ou empresas começam na Hora do Planeta desligando as luzes e, nos anos seguintes, já querem fazer um pouco mais, como uma caminhada ou uma feira voltada para a sustentabilidade”, explica o diretor-executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic.

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