Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Black Friday teve mais vendas na internet e gasto menor, diz Ebit

Data movimentou R$ 2,1 bilhão de reais, aumento de 14% no volume de vendas em relação ao ano anterior, segundo consultoria

Por Da redação
Atualizado em 28 nov 2017, 19h32 - Publicado em 28 nov 2017, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As vendas da Black Friday em lojas virtuais deste ano cresceram 10,3% em relação ao ano passado, registrando 2,1 bilhões de reais, segundo a consultoria Ebit. Os valores consideram as transações online feitas entre as 18h de quinta feira e o fim de sexta-feira. Os consumidores gastaram menos neste ano, mas a expansão no volume fez com que o valor global aumentasse.

    No total, a consultoria registrou aumento de 14% nas vendas deste ano em relação à Black Friday do ano passado. A informação é do sistema usado pela consultoria, que coleta dados dos consumidores.

    Para o CEO da Ebit, Pedro Guasti, a data já está consolidada, o que faz os consumidores planejarem compras para o período,  e houve bastante interesse neste ano. “A gente viu muita divulgação espontânea. Este ano, para mim, não teve precedente. Muitos veículos de comunicação começaram a divulgar a data no começo do mês, as grandes marcas entraram forte”, disse a VEJA.

    Ele também avalia que as lojas estão mais profissionais em relação à data. “Vi algo como cerca de 3.000 reclamações, frente a mais de 3 milhões de pedidos. Isso, estatisticamente, não é nada”, compara.

    O gasto médio dos consumidores caiu de 580 reais para 562 reais – fator que fez com que o valor global ficasse menor que o previsto anteriormente pela Ebit (2,18 bilhões de reais). Na avaliação do especialista, a explicação é que os principais itens que são comprados na data tiveram inflação baixa ou deflação – caso dos smartphones, cujo preço recuou na casa de 16%. As categorias que responderam pela maior parte das vendas foram eletrodomésticos (23% dos gastos) telefonia / celulares (21%), eletrônicos (17%) e informática (10%).

    Continua após a publicidade

    Celulares

    Outro dado que chamou a atenção foi o aumento das vendas fechadas através de celular: subiu de 18% para 29% do total. Para Guasti, a disponibilidade desse tipo de recurso é um fator que ajuda a explicar o aumento, há espaço para mais crescimento, a exemplo de outros países – nos Estados Unidos, o número é de cerca de 40%. “Muita gente só tem acesso à internet pelo smartphone”, diz. Na última semana, o IBGE divulgou que em 92,3% dos domicílios, pelo menos uma pessoa tem acesso através do celular.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.