Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro volta a atacar STF por marco temporal: ‘Acabou, p…’

Presidente citou o ministro Edson Fachin como defensor da questão sobre terras indígenas no tribunal

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2022, 16h08 - Publicado em 16 Maio 2022, 16h06

Jair Bolsonaro voltou a atacar o STF pelo julgamento do chamado marco temporal, que muda o entendimentos sobre a demarcação das terras indígenas no país. Segundo ele, o ministro Edson Fachin “luta de todas as maneiras para aprovar” a tese que amplia os direitos de demarcação. O julgamento foi interrompido em setembro passado por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro disse que a expansão da área de direito aos indígenas seria prejudicial ao agronegócio e usou um palavrão para enfatizar que, se dependesse dele, não haveria mais demarcação de terras no país. “Acabou, p…”, disse Bolsonaro nesta segunda, durante evento do setor de supermercados em São Paulo.

“Outra coisa que fizeram e é de extrema importância. Eu sei que não deveria falar. Mas temos no Brasil o equivalente a região Sudeste demarcada como terra indígena. Só para lembrar, São Paulo, Minas, Rio e Espírito Santo. Olha o tamanho da área. Isso demarcado como terra indígena. Está dentro do Supremo Tribunal Federal, que o ministro Fachin luta de todas das maneiras para aprovar, o novo marco temporal. O que é isso? Leva-se em conta não mais o limite final de ocupação de terras por indígenas, mas fica sendo para a vida toda. De imediato, caso seja aprovado, nós teremos além da região Sudeste, uma área equivalente a região Sul demarcada como terra indígena e, pela localização geográfica, teremos mais uma área do tamanho do estado de São Paulo inviabilizada para o agronegócio. Acabou. Acabou, p….” 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.