Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A encruzilhada de Heráclito

Salvo por uma liminar concedida por Gilmar Mendes no dia 1º de julho, Heráclito Fortes ainda corre o risco de ter sua candidatura à reeleição ao Senado barrada. É que, embora o Supremo tenha garantido o registro dele, o Ministério Público Eleitoral insiste em enquadrá-lo como ficha-suja. Ele foi condenado pelo TJ/PI por crime contra […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 14h21 - Publicado em 3 set 2010, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Salvo por uma liminar concedida por Gilmar Mendes no dia 1º de julho, Heráclito Fortes ainda corre o risco de ter sua candidatura à reeleição ao Senado barrada. É que, embora o Supremo tenha garantido o registro dele, o Ministério Público Eleitoral insiste em enquadrá-lo como ficha-suja.

    Ele foi condenado pelo TJ/PI por crime contra o patrimônio público e, pela nova lei, está impedido de concorrer. Ele teve sua candidatura aceita pelo TRE, mas, adversários e o MP, recorreram ao TSE.

    No parecer enviado ao tribunal e aprovado pelo chefe do MP, Roberto Gurgel, a procuradora Fátima Borghi afirma que uma decisão para suspender a inelegibilidade só pode ser tomada por “órgão colegiado”, e não por uma decisão individual, como a de Gilmar. Ou seja, se o TSE impedir a candidatura de Heráclito, a liminar de Gilmar, em tese, também cai.

    (Atualização às 20h14: o advogado de Heráclito, Felipe Cascais, procurou a coluna para contestar o parecer do MP por dois motivos. O primeiro baseia-se no entendimento do próprio TRE/PI que livrou o candidato. Segundo Felipe, o TRE afirmou que, ainda que se quisesse aplicar a nova lei contra Heráclito por causa das condenações, não é possível, afinal já se passaram mais de oito anos da pena que lhe geraria a inelegibilidade. O outro aspecto é que, para ele, o TSE não pode derrubar a decisão do Supremo favorável a Heráclito)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.