Pelos próximos oito anos, pelo menos, Lula não poderá disputar eleições, preso ou solto. Foi o que acabou de estabelecer, e de uma vez por todas, o tribunal de Porto Alegre ao confirmar sua condenação a 12 anos e um mês de cadeia. Assim será tão logo a decisão for publicada.
Só o Supremo Tribunal Federal impede, por ora, que Lula seja preso. A essa altura, ele já estaria se preparando para ser preso se o Supremo, na semana passada, não tivesse decidido nada decidir sobre o pedido de habeas corpus para impedir a prisão de Lula.
Mas decidiu conceder-lhe um salvo conduto para permanecer em liberdade até que o Supremo, no dia 4 de abril, decida decidir sobre o habeas corpus. Os ministros entraram de férias por mais de 10 dias a pretexto de que esta é a Semana Santa.
Para os brasileiros comuns só haverá um feriado esta semana – a próxima sexta-feira. Para os servidores públicos mais bem pagos do país – sim, eles, os ministros de tribunais superiores -, não. Se lhes cabe interpretar ou mudar as leis, por que não poderiam fazer o mesmo com o calendário?