Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O que falta para o nome de Galípolo ser confirmado para o BC

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 ago 2024, 22h38 - Publicado em 20 ago 2024, 20h31

Nome certo para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, hoje diretor de política monetária, poderá ou não ser anunciado junto com os outros três diretores que também terminam seu mandato com o presidente Roberto Campos Neto.

O presidente Lula decidirá se vai anunciar apenas o nome de Galípolo em agosto, ou se deixará um bloco só para setembro – com ele e os três novos diretores do BC.

A questão está, na verdade, na mão do Senado, que precisa definir as datas das sabatinas -com a agenda da Comissão de Assuntos Econômicos e o plenário – já tentada pelo Palácio do Planalto.

Ocorre que não há ambiente neste momento na Casa para receber indicações de Lula e o presidente sabe bem disso, segundo apurou a coluna. Tudo por conta da crise das emendas parlamentares.

Continua após a publicidade

Diante das turbulências, esse tipo de indicação mexe com o humor do mercado: inflação, dólar e depois juros, o que colocaria mais um elemento na crise institucional atual da República. O ambiente tensionado não propicia – na verdade, prejudica os nomes indicados.

Um passo importante foi dado hoje na tentativa de acordo entre Congresso, Governo e Supremo para liberar as emendas PIX – desta vez, com mais transparência. Esse é o jogo político mais importante na capital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.