Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O que Bolsonaro quer com o novo ataque contra Alexandre de Moraes 

O presidente tenta descredibilizar ministro que, como comandante do TSE, anunciará o vencedor das eleições 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 Maio 2022, 14h44 - Publicado em 18 Maio 2022, 12h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A decisão do presidente Jair Bolsonaro de apresentar notícia-crime contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade tem um único objetivo: descredibilizar o ministro que, em outubro, anunciará o vencedor das eleições presidenciais.

    Bolsonaro já elegeu Alexandre de Moraes como seu “inimigo pessoal” e agora dá mais um passo em direção à narrativa de perseguição que ele provavelmente vai usar em outubro.

    Se o cenário desenhado hoje se confirmar, o atual presidente sairá do poder e deve usar o discurso de que foi perseguido e atacado por Moraes, que assumirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Essa estratégia já foi usada por Bolsonaro em outras ocasiões. Quando ele critica um veículo de imprensa ou ataca um jornalista de forma direta, por exemplo, o seu objetivo é tirar a legitimidade de profissionais que estão há anos construindo uma carreira sólida.

    O que Bolsonaro quer é atacar hoje para se fazer de vítima amanhã. Como se dissesse para os seus seguidores mais fiéis: “Estão vendo, eu avisei que ele (jornalista, órgão de imprensa, ministro de uma Corte superior) era parcial”.

    Continua após a publicidade

    A notícia-crime contra Alexandre de Moraes está nas mãos do ministro Dias Toffoli. Essa será uma ótima oportunidade para o magistrado dar uma resposta contundente a Bolsonaro e ao país.

    Esse jogo do presidente de dizer que os seus “inimigos” têm uma agenda ideológica a cumprir está ficando cada vez mais evidente.

    A agenda ideológica, na verdade, é dele, que tenta impor suas ideias extremistas e colocar todos que discordam dele como inimigos pessoais.

    É claro que não houve abuso de autoridade por parte de Alexandre de Moraes, mas o objetivo do presidente é desgastar a imagem do ministro até as eleições para tentar convencer seus seguidores de que há, sim, uma perseguição em curso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.