Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Atentado a bomba no STF mostra que 8 de Janeiro não acabou

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 nov 2024, 12h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O espírito de 8 de Janeiro permanece vivo. Não morreu.

    Esse é o recado mais importante deixado pelo terrorista Francisco Wanderley, de 59 anos, chaveiro natural de Santa Catarina filiado ao PL de Jair Bolsonaro, o líder da extrema-direita brasileira.

    A Polícia Federal e a Abin precisam responder o quanto antes se ele era um lobo solitário ou se o país vive uma onda de terrorismo desde dezembro de 2022, quando foram desativados explosivos perto do aeroporto de Brasília.

    Desta vez, o criminoso suicida que se fez homem-bomba, em Brasília, mostrou que havia conseguido entrar, neste semestre, no Supremo Tribunal Federal, assim como na Câmara dos Deputados horas antes do atentado.

    É a raposa dentro do galinheiro ou não é?

    Continua após a publicidade

    Isso revela que os órgãos estão vulneráveis a atos dos extremistas de direita no país, sejam coordenados, sejam solitários.

    Em um país sem regulamentação das redes sociais, já que as próprias plataformas não se responsabilizam por quem está fazendo ameaça de jogar uma bomba no STF, a Polícia Federal e a Abin precisam assumir esse filtro.

    Vai ter muita ameaça que não vai se cumprir, mas vai ter aquela, como a desta quarta, 13, que se cumprirá. No caso de Francisco Wanderley, as redes sociais receberam mensagens que os atentados começariam dia 13 e terminariam no dia 16 de novembro.

    Continua após a publicidade

    Agora, com o espírito de 8 de Janeiro ainda vivo, algumas questões precisam ser resolvidas brevemente pelas autoridades.

    É preciso reforçar a segurança dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Sabemos o que os extremistas de direita são capazes de fazer.

    O novo atentado também enfraquece, de uma vez por todas, o projeto de anistiar pessoas que participaram dos ataques do 8 de janeiro. Os extremistas do dia da infâmia continuam por aí – e com seguidores que tem a mesma intenção de acabar com o estado democrático de direito no Brasil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.