Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Vice detalha plano de ‘cidades provisórias’ para desabrigados no RS

Gabriel Souza afirmou a VEJA que RS prepara 'megaestrutura' com dormitórios, banheiros e cozinhas para receber nas próximas semanas os atingidos

Por Da Redação
Atualizado em 16 Maio 2024, 13h09 - Publicado em 16 Maio 2024, 09h38

Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul, e Bernard Appy, secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, foram entrevistados no Ponto de Vista, de VEJA, nesta quinta-feira, 16.

Souza falou sobre as enchentes e quais medidas tomadas pelo governo gaúcho até o momento para mitigar os impactos da tragédia que assola o estado. O político detalhou o plano da gestão Leite de criar “cidades provisórias” para que as pessoas que precisaram deixar suas casas “tenham abrigamentos mais adequados no sentido da permanência delas por um período ainda maior”. Ele também disse que o governo vai fazer uma espécie de “aluguel social, dando um voucher pra pessoa em determinado valor, em parceria com municípios pra elas poderem alugar imóveis rapidamente com suas famílias”.

“Os locais são quatro cidades que reúnem 67% dos desabrigados. Nós tínhamos nos números de ontem, 51 mil pessoas, das 76,5 mil pessoas desabrigadas, 51 mil se localizam em quatro cidades: Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e Guaíba. São estruturas de algumas semanas que nós vamos manter essas pessoas abrigadas. É como se fossem aquelas estruturas de eventos, que tem chuveiro, banheiro, espaço pra crianças e pets, lavanderias coletivas, cozinhas comunitárias e dormitórios, ou individualizados por famílias ou coletivos quando, for necessário e possível. Além de uma organização pra ter um setor exclusivo pra mães e crianças de famílias com mulheres que são chefes de família”, explicou.

Reforma tributária

Bernard Appy comentou sobre a reforma tributária no Brasil e falou sobre as propostas em discussão no Congresso enviadas pelo governo para regulamentar a lei, além das possíveis implicações para a economia do país. Segundo ele, já está em fase final de elaboração o segundo projeto que trata de questões apenas do imposto sobre bens e serviços, que diz respeito aos estados e municípios. 

“Esse segundo projeto está sendo feito basicamente com base em propostas dos estados e municípios. A nossa ideia é mandar logo pro Congresso, não tem uma data definida, mas posso dizer que vai ser em poucos dias”, afirmou e reiterou que os chefes da Câmara e do Senado já sinalizaram que desejam aprovar ainda este ano a proposta que regulamenta a reforma. “Quanto mais cedo, melhor”, salientou.

Continua após a publicidade

Sobre o programa

O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, sempre transmitido ao vivo, às 12h, e também vai tratar das principais notícias do dia com o colunista Matheus Leitão.

Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.

A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.

YouTube: https://www.youtube.com/c/veja

Continua após a publicidade

Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.

Facebook: https://www.facebook.com/Veja/

Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:

Continua após a publicidade

https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.