Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Bolsonaro não quer ser incluído em anistia, diz relator de projeto a VEJA

O deputado Rodrigo Valadares relatou conversa com o ex-presidente sobre o PL e afirmou que texto vai tratar apenas dos presos nos atos do 8 de Janeiro

Por Da Redação Atualizado em 6 jun 2024, 16h02 - Publicado em 6 jun 2024, 08h37

O deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) foi o escolhido para relatar o projeto de lei (PL) que prevê anistia para os condenados pela tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. Sobre este tema, o parlamentar concedeu entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, nesta quinta-feira, 6. A nomeação para a relatoria foi feita pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputada Caroline de Toni (PL-SC).

Questionado se o ex-presidente Jair Bolsonaro poderia ser beneficiado pelo PL, Valadares afirmou que o capitão “não quer ser incluído dentro de uma possível anistia desses projetos”. O deputado relatou conversa com o ex-mandatário sobre a proposta, que teria deixado “muito claro” que o texto trataria apenas dos presos nos atos do 8 de Janeiro.

O parlamentar ressaltou que “construir um relatório desse tipo dentro da Casa não é tão simples” e que o “diálogo” irá nortear o trabalho da relatoria na Comissão de Constituição e Justiça.  “Um projeto desse a gente não consegue fazer sem diálogo. E é isso que eu pretendo fazer: dialogar com os pares da casa, dialogar com os líderes da Casa, dialogar com as instituições e utilizar os nossos aliados pra que a gente possa fazer um entendimento do que é possível aprovar na CCJ e também depois no plenário da casa”, disse.

Valadares também defendeu o diálogo com o Supremo Tribunal Federal, que condenou os golpistas. Segundo ele, a aproximação com os ministros seria para “entender se existe a possibilidade de construção de algum tipo de anistia para essas pessoas do dia 8 (de janeiro de 2023)”. Acho que é fundamental que a gente tenha esse diálogo franco, aberto, sem amarras ou espírito armado”, salientou, “Se os ministros nos atenderem, eu estarei satisfeito. Na Casa, irei procurar o presidente Arthur Lira e o nosso líder Elmar Nascimento pra que a gente possa construir dentro da Casa também essa rede de apoio”, acrescentou.

Por fim, o deputado disse que, na opinião dele, “não houve tentativa de golpe”, mas sim “quebra-quebra, vandalismo e balburdia”. “Por si só, esses atos não conseguiriam chegar nesse resultado de tentativa de golpe de Estado. O momento é de a gente tentar distensionar o nosso país, tentar buscar uma solução, um diálogo”, finalizou.

Continua após a publicidade

Sobre o programa

O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal e transmitido ao vivo às 12h. Nesta edição, o cientista político e professor Rodrigo Prando foi o convidado para analisar as principais notícias.

A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.

YouTube: https://www.youtube.com/c/veja

Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.

Facebook: https://www.facebook.com/Veja/

Continua após a publicidade

Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:

https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal

Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo:

Aplicativo VEJA para Android

Continua após a publicidade

Aplicativo VEJA para iOS

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.