O vereador e 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, João Jorge (MDB), afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta terça-feira, 15, que a Enel “não honrou compromissos” firmados durante a CPI da Enel na Câmara Municipal paulistana, que foi instalada após o apagão de novembro de 2023 na capital paulista. O emedebista presidiu a comissão, cujo relatório final foi lido em junho deste ano e pedia a anulação do contrato entre a concessionária de energia e a prefeitura, e ainda um investimento de 6,2 bilhões de reais para a melhoria da infraestrutura e a contratação de funcionários.
“Na CPI, nós apuramos algumas coisas. Como a apuração de que a Enel havia demitido muitos funcionários, havia negligenciado a manutenção preventiva e a Enel não tinha os canais devidos à população. A Enel, ao final da CPI, que durou quase quatro meses, veio à Câmara, apresentou um plano de contingência e apresentou três importantes compromissos, mas nós estamos percebendo agora que a Enel não honrou seus compromissos”, afirmou o vereador, aliado do prefeito Ricardo Nunes, que defendeu ainda o rompimento do contrato com a empresa e defendeu intervenção do governo Lula no caso.
+ O prejuízo bilionário causado pelo apagão ao varejo e aos serviços
“Acho que falta vontade dos agentes públicos federais, porque a Enel fez tudo o que podia fazer para provocar o rompimento desse contrato. Esse apagão agora é consequência de tudo o que vinha acontecendo. A enel não tem condições”, opinou Jorge. “Estamos pedindo que o presidente Lula faça intervenção urgente nos serviços da Enel. O governo federal tem que agir rapidamente, tem que romper o contrato e escolher uma nova parceira”, acrescentou.
O novo apagão, iniciado na noite de sexta-feira, 11, após ventos e chuvas fortes pela capital e região metropolitana, tem gerado críticas e acusações entre as esferas municipal e federal. Para o vereador, isso pode ter um “impacto” na campanha à reeleição de Nunes, mas a distância entre ele e o adversário Guilherme Boulos (PSOL) é muito grande.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage de VEJA e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal
Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia: