Em São Paulo, o cenário para as eleições municipais é de empate técnico triplo na liderança no primeiro turno. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) conta com 24% das intenções de voto, seguido pelo coach Pablo Marçal (PRTB), com 23%, e pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 21%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo instituto Quaest.
Em relação ao levantamento anterior da Quaest, publicado em agosto — antes do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV —, Nunes subiu 5 pontos percentuais, enquanto Marçal avançou 4 pontos e Boulos oscilou 1 ponto percentual para baixo.
Na sequência, aparecem a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), ambos com 8% do eleitorado paulistano, seguidos pela economista Marina Helena (Novo), com 2%, e pelo empresário Bebeto Haddad (DC), com 1%. Os candidatos Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram na pesquisa. Votos brancos e nulos somam 8%, e outros 5% não souberam ou não quiseram responder à entrevista.
Nunes prevalece em cenários de segundo turno
O levantamento da Quaest traz, ainda, três simulações de segundo turno entre os três nomes que aparecem tecnicamente empatados na liderança.
Em duelo entre Nunes e Marçal, o prefeito vence com 50% dos votos, contra 30% do coach — na comparação com a pesquisa anterior, o atual mandatário subiu 3 pontos percentuais e o influenciador avançou 4 pontos. Se o confronto for travado entre Nunes e Boulos, o emedebista ganha com 48% (subiu 2 pontos) e o deputado federal fica com 33% (sem variação).
Já uma disputa de segundo turno entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal teria, a princípio, um novo empate técnico entre os dois nomes. Neste cenário, o parlamentar levaria 40% dos votos (de 38% anteriormente) e o empresário goiano terminaria com 39% (de 38% na última pesquisa).
O instituto Quaest ouviu 1.200 eleitores em São Paulo entre os dias 8 e 10 de setembro. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é SP-09089/2024.