Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Mauá: a difícil batalha do PT para manter o comando de cidade do ABC

Levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas indica empate técnico na corrida pela prefeitura

Por Da Redação 20 set 2024, 13h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), e o deputado estadual Átila Jacomussi (União)
    O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), e o deputado estadual Átila Jacomussi (União) (Reprodução/Facebook/Alesp/Divulgação)

    Às vésperas das eleições municipais, a cidade de Mauá, no Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, vive uma disputa acirrada pelo controle da prefeitura. Ao lado de Diadema, o município é um dos dois controlados pelo PT entre os sete que compõem a área, que já foi palco de uma ampla hegemonia política do partido em meados dos anos 2000 — leia matéria aqui.

    Segundo levantamento publicado nesta sexta-feira, 20, pelo instituto Paraná Pesquisas, o ex-prefeito Átila Jacomussi (União Brasil) aparece numericamente à frente na corrida com 38,3% das intenções de voto, seguido de perto pelo atual prefeito Marcelo Oliveira (PT), com 37,6%. Dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é de empate técnico na primeira posição da disputa.

    Na sequência, aparecem o vereador Sargento Simões (PL) e o empresário Zé Lourencini (PSDB), ambos com 4,7% do eleitorado, e a ativista Amanda Bispo (UP), com 3,9%. Também neste caso, os três nomes estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Votos brancos e nulos totalizam 6,6%, e outros 4,3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

    Crise no reduto petista do ABC

    Recuperar o controle da região do ABC Paulista, berço histórico do Partido dos Trabalhadores com fortes raízes do movimento sindical, tornou-se uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou diversos aliados nos municípios para fortalecer as campanhas contra avanços da direita e do centro.

    Continua após a publicidade

    Apesar da ampla popularidade da gestão de Marcelo Oliveira, que conta com a aprovação de 59,9% do eleitorado mauaense, o prefeito encontra dificuldades para subir nas pesquisas eleitorais. Em relação ao levantamento anterior do Paraná Pesquisas, publicado em julho, o mandatário cresceu apenas 0,7 ponto percentual em apoio, enquanto Jacomussi avançou sete pontos no mesmo intervalo e inverteu a posição na disputa, mas o quadro de empate técnico persiste.

    Em Diadema, a outra cidade do ABC chefiada pelos petistas, o prefeito José de Filippi Júnior também encara obstáculos para fortalecer a campanha à reeleição junto ao eleitorado. De acordo com a mais recente pesquisa do Paraná, divulgada em 5 de setembro, o mandatário do PT tem 39,3% das intenções de voto, tecnicamente empatado na liderança com Taka Yamauchi (MDB), com 40,1%.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores em Mauá entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é SP-05280/2024.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.