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Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
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Marqueteiro de Boulos já recebeu quase R$ 7 milhões por campanha em SP

Com receita de 81 milhões de reais, deputado do PSOL tem candidatura mais cara do país em 2024

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 out 2024, 13h13 - Publicado em 24 out 2024, 18h14
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  • A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo pagou 6,93 milhões de reais, até o momento, pelos serviços de marketing político do publicitário Luiz Flávio Guimarães Marques, conhecido como Lula Guimarães. A quantia foi paga integralmente em contratos com a Janela Comunicação, agência de propriedade do marqueteiro.

    A pequena fortuna torna Guimarães o segundo marqueteiro que mais recebeu nestas eleições atendendo a um único candidato. A liderança do ranking é de Marcelo Faulhaber, sócio-fundador da Crio 3 Comunicação, que levou quase 12 milhões de reais assessorando Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro.

    No entanto, ao passo que o prefeito carioca foi reeleito com ampla maioria ainda no primeiro turno, Boulos está atrás do atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), mesmo capitaneando a campanha eleitoral mais cara do país. Ao todo, o parlamentar recebeu 80 milhões de reais do PSOL e do PT e mais 1 milhão em doações de apoiadores, mas ainda aparece com ampla desvantagem na disputa contra o emedebista.

    Marketing, anúncios e campanha de rua: onde Boulos investe os milhões

    Segundo levantamento de VEJA com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o contrato com Lula Guimarães representa a segunda maior fatia do orçamento de Boulos. A maior beneficiária da campanha do psolista é a gigante tecnológica Meta, que faturou mais de 8,2 milhões de reais até agora com impulsionamento de conteúdos do candidato no Facebook e no Instagram.

    Entre anúncios nas redes sociais, serviços de marketing e comunicação, impressão de materiais e produção de peças para rádio e TV, foram mais de 55 milhões de reais gastos pela candidatura somente no primeiro turno. Por margem estreitíssima, Boulos quase não avançou para a segunda fase da campanha, terminando com apenas 57 mil votos a mais do que o coach Pablo Marçal (PRTB).

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    Chama a atenção, ainda, o polpudo investimento do candidato em “atividades de militância e mobilização”, ou seja, colaboradores contratados para distribuir panfletos e adesivos, levantar bandeiras e conquistar o eleitorado nas ruas. Segundo a prestação parcial de contas, a campanha de Boulos pagou 7,1 milhões a mais de 2.800 pessoas com esta finalidade.

    Gastos do PT equivalem a todos os repasses da coligação de Nunes

    O detalhamento das receitas indica que a campanha de Boulos recebeu 36 milhões de reais do fundo eleitoral do PSOL e mais de 44 milhões do PT, partido de Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e companheira de chapa do parlamentar.

    Para comparação, a candidatura de Nunes — que tem Ricardo Mello Araújo (PL) como vice — soma 44,7 milhões em repasses de todos os partidos que compõem a coligação, incluindo PSD, PP, Solidariedade e PRD. Somando recursos partidários e doações, o prefeito tem 48,8 milhões em caixa para bancar a reeleição.

    Na disputa pelo segundo mandato consecutivo, a campanha do emedebista já desembolsou em torno de 40 milhões de reais, sendo 6,5 milhões pagos ao marqueteiro Duda Lima através de contratos com a FARO Propaganda e Publicidade e com a Quilômetro 20 Integração e Estratégia Criativa. Outro fornecedor que lucrou com a campanha de Nunes foi a produtora audiovisual M Studio, que levou 5 milhões de reais — outro 1,7 milhão, aproximadamente, foi investido em impulsionamento de anúncios no Facebook e no Instagram.

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