Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Chuva afeta mais de 1,1 milhão de pessoas e já deixa 85 mortos no RS

Cruzeiro do Sul e Gramado têm os maiores registros de óbitos; nível do Guaíba está em 5,26 metros

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 15h05 - Publicado em 6 Maio 2024, 09h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O total de mortes pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 85 nesta segunda-feira, 6, segundo boletim divulgado no início da noite pela Defesa Civil estadual. Desde a última terça-feira, 30, até o momento, 153.824 pessoas ficaram desalojadas, 339 estão feridas e outras 134, desaparecidas. A estimativa é de que 1,1 milhão de indivíduos foram afetados pela catástrofe.

    Dos 385 municípios afetados pelos temporais, 38 registraram vítimas fatais na última semana. O cenário mais grave ocorre em Cruzeiro do Sul, com oito mortes confirmadas, seguido por Gramado, com sete. Caxias do Sul, Lajeado, Santa Maria e Veranópolis tiveram cinco óbitos cada um, enquanto Bento Gonçalves e Venâncio Aires relataram três mortes cada um.

    Houve duas mortes confirmadas em cada uma das seguintes cidades: Boa Vista do Sul, Canela, Encantado, Forquetinha, Paverama, Porto Alegre, Roca Sales, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, São Vendelino, Serafina Corrêa e Taquara. Já os seguintes municípios relataram, cada um, uma vítima fatal: Bom Princípio, Canoas, Capela de Santana, Capitão, Farroupilha, Itaara, Montenegro, Pântano Grande, Pinhal Grande, Putinga, São João do Polêsine, São Leopoldo, Segredo, Silveira Martins, Sinimbu, Três Coroas, Vale do Sol e Vera Cruz.

    Previsão de chuvas e frio

    Embora os temporais tenham dado uma trégua desde o último domingo, 5, a expectativa é que as tempestades voltem com força já na metade desta semana. De acordo com o portal Climatempo, a previsão é que volte a chover na próxima quarta-feira, 8, com possibilidade de precipitação a qualquer momento do dia.

    Ainda segundo o Climatempo, a população do Rio Grande do Sul deve esperar também uma queda brusca de temperatura nos próximos dias. Em Porto Alegre, a previsão para a próxima quinta-feira, 9, é de mínima de 15 ºC e máxima de 20 ºC, variação considerável em relação ao dia anterior, quando os termômetros devem oscilar entre 20 ºC e 28 ºC.

    Continua após a publicidade

    Capital inundada

    Desde a última sexta-feira, 3, o Centro Histórico de Porto Alegre está debaixo d’água em razão de falhas nas bombas que impediam a enxurrada do Lago Guaíba nas ruas. Já no domingo, o bairro de Sarandi, na Zona Norte da capital gaúcha, começou a ser evacuado após o transbordamento de um dique na região.

    Na madrugada de domingo, o nível do Guaíba subiu para 5,3 metros e atingiu a marca histórica, antes de sofrer uma leve queda nas horas seguintes. Já no dia anterior, o volume do curso d’água havia superado o recorde de 4,76 metros, registrado durante as enchentes de 1941.

    Por volta das 11h desta segunda-feira, o Guaíba encontrava-se no nível de 5,26 metros, segundo atualizações do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Rio Grande do Sul.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.