Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonarista lidera contra aliado do prefeito em São José do Rio Preto

Levantamento no município do interior paulista foi publicado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 out 2024, 08h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Às vésperas do segundo turno das eleições municipais em São José do Rio Preto, o coronel da Polícia Militar Fábio Candido (PL) lidera com folga a disputa com 58,7% das intenções de voto. O levantamento na cidade do interior de São Paulo foi publicado nesta terça-feira, 15, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Na sequência, aparece o deputado estadual Itamar Borges (MDB), com 31% do eleitorado. Votos brancos e nulos correspondem a 6,2% do total, e outros 4,1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

    Tarcísio diverge do partido e mantém neutralidade

    Policial com mais de trinta anos de atuação no estado, Fábio Candido disputa a prefeitura de São José do Rio Preto com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. No primeiro turno de votação, o coronel recebeu 40,5% dos votos válidos na cidade, contra 25,7% do rival na corrida eleitoral.

    Itamar Borges, por sua vez, exerce atualmente o quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e tem como principal cabo eleitoral o atual prefeito, Edinho Araújo (MDB), que está na segunda gestão consecutiva à frente do Executivo municipal e não pode disputar a reeleição. Antes de atuar na política de São José do Rio Preto, ambos foram prefeitos da cidade vizinha de Santa Fé do Sul.

    A busca pelo endosso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi ponto de atrito entre os grupos políticos locais. Embora o partido de Tarcísio integre a coligação de Borges, o chefe do Executivo estadual preferiu evitar o conflito com a ala bolsonarista no estado e optou pela neutralidade na disputa pelo comando do município — a briga pelo apoio chegou aos tribunais da Justiça Eleitoral, que deu ganho de causa ao Republicanos na véspera do primeiro turno, em 5 de outubro, e proibiu Candido de usar falas do governador na campanha.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em São José do Rio Preto entre os dias 9 e 13 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é SP-09018/2024.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.