No quinto dia do apagão que afetou o abastecimento de energia elétrica em São Paulo e na região metropolitana, 100.000 endereços ainda estão sem luz. O número foi confirmado pelo boletim divulgado pela Enel, concessionária responsável pelo serviço, às 7h desta quarta-feira, 16 (leia no final do texto). Desde o temporal que atingiu a cidade na sexta-feira passada, 2,1 milhões de residências ficaram sem o serviço.
O comunicado não diz qual é a previsão para normalizar o atendimento em toda a rede, porém a Enel disse que cumprirá o prazo de três dias concedido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na manhã de segunda, 14. A pasta é responsável pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem poderes para impor sanções à companhia e até rescindir o contrato da concessão.
Os bairros mais afetados foram os da zona sul da capital paulista — Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Santo Amaro. Na região metropolitana, foram as cidades de Cotia, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. Comparando os boletins da manhã e do final da tarde, a Enel religou a energia em 56.000 residências nesta terça.
Esse é o segundo grande apagão em São Paulo sob gestão da Enel em menos de um ano. Em novembro de 2023, após fortes chuvas, 4 milhões de residências ficaram sem luz. Em vários pontos da cidade, o abastecimento demorou mais de uma semana para voltar.
Embora tenham visões distintas sobre a responsabilidade de fiscalização do contrato da Enel, os dois candidatos à prefeitura da cidade, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), defendem a rescisão do instrumento. Silveira criticou a atuação da empresa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Corregedoria-Geral da União (CGU) faça uma auditoria na Aneel para investigar como a agência tem fiscalizado o cumprimento do contrato.
Leia a íntegra da nota da Enel
Atenção, São Paulo!
Informamos que seguimos trabalhando para restabelecer a energia para cerca de 100 mil clientes na Grande São Paulo.
Desse total, cerca de 7,6 mil se referem a ocorrências registradas na sexta-feira e no sábado, após o evento climático. Nossas equipes atuam, desde os primeiros momentos da tempestade de sexta-feira, no restabelecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado e para aqueles que ingressaram com chamados de falta de luz ao longo dos últimos dias.
Orientamos que os clientes priorizem os canais digitais para abrir chamados:
• Site: https://www.enel.com.br
• App Enel (disponível para iOS e Android)
• WhatsApp Elena: (21) 99601-9608.