Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Projeto americano antigolpe é referência para reforma eleitoral no Brasil

Experiência americana com Trump confirma mudança: antes, golpe era com tanques e fuzis, agora é com manipulação da lei e ofensiva contra o Judiciário

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 jul 2022, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Congresso dos Estados Unidos decidiu avançar no projeto de uma lei antigolpe. É para impedir a repetição de tentativas de golpe de estado como a realizada por Donald Trump na campanha eleitoral de 2020, que levou à invasão da sede do Congresso em janeiro de 2021, antes da posse de Joe Biden.

    O foco está na lei eleitoral americana, que está completando 135 anos em vigor. Os partidos Republicano e Democrata escolheram 16 senadores para tapar as brechas identificadas na legislação e, também, introduzir mecanismos de bloqueio a golpe constitucional por futuros candidatos, principalmente presidentes em busca da reeleição.

    Dois senadores, Susan Collins (Republicana) e Joe Manchin III (Democrata), apresentaram ontem o projeto de reforma eleitoral. O texto é uma peça jurídica sob medida para proteger instituições e servidores públicos no sistema de votação e, sobretudo, o resultado apurado nas urnas.

    No Brasil, também é provável que, em 2023, o novo Congresso avance numa reforma da legislação para proteger o sistema eleitoral, impondo limitações a candidatos e partidos. Parlamentares consideram a iniciativa dos EUA uma referência, observadas as peculiaridades de cada país.

    A experiência americana com Trump, plasmada na campanha brasileira de 2018 e adaptada na atual, confirma a tendência de mudança no formato dos golpes institucionais: antes, golpe era com tanques e fuzis, agora é com manipulação da lei  — no caso brasileiro, inclui  ofensiva contra o Judiciário, cujo papel é impor limites ao governo e ao Congresso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.