Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

As redações do ENEM no Brasil e do BAC da França

As redações do ENEM e do BAC revelam grandes diferenças de entendimento sobre o papel da educação em geral e do ensino médio em particular.

Por João Batista Oliveira Atualizado em 6 nov 2017, 18h38 - Publicado em 6 nov 2017, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comparar os temas das redações do ENEM e do seu homólogo na França, o BAC, nos dá uma boa dimensão do fosso conceitual que separa a ideia de educação e da função da escola no Brasil e em países onde a educação anda melhor.

    Nos últimos anos, o ENEM teve como temas, entre outros, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”; “Caminhos para combater o racismo no Brasil”; A persistência da violência contra a mulher no Brasil”; “Publicidade infantil em questão no Brasil”; “O indivíduo frente à ética nacional”; “Como preservar a floresta Amazônica”; “O desafio de se conviver com as diferenças”; “O trabalho infantil na realidade brasileira”;  “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação”; “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”.

    Já na França, o BAC teve como temas típicos nos últimos dez anos os personagens do romance do século 17 até nossos dias; as reescrituras do século XVII aos nossos dias; a questão do homem nos gêneros argumentativos do século 16 aos nossos dias; escritura poética e busca de sentido; rumo a um espaço cultural europeu; a argumentação: convencer, persuadir e deliberar; o romance e seus personagens: visões do homem e do mundo. Também há diferentes propostas de redação de acordo com o tipo de ensino médio na França – o geral, o tecnológico e o profissional.

    Os temas das redações dos principais vestibulares dos dois países revelam pelo menos três grandes diferenças de entendimento sobre o papel da educação em geral e do ensino médio em particular.

    Primeiro, os temas propostos para os alunos franceses sugerem que lá se entende ser mais importante que o aluno aprenda os assuntos a fundo do que ter opinião pessoal sobre eles; ou, melhor, o entendimento subjacente é o de que, para formar uma opinião, é preciso antes acumular conhecimentos e saber entendê-los criticamente, à luz dos conhecimentos adquiridos e transmitidos pelos nossos antecessores – a isso se chama de “cultura”. Os temas de redação no Brasil revelam o que todos sabemos – a educação tornou-se parte de um “projeto de nação”, uma grande escola de engenharia social. Em vez de ajudar o aluno a conhecer a si mesmo e suas raízes culturais, tentamos prepará-lo para seguir o “politicamente correto”, para rezar pela mesma cartilha.

    Continua após a publicidade

    Outra diferença crítica entre esses dois países está no entendimento da importância da cultura na formação intelectual. Para entender a cultura de hoje, é preciso ter como referência a cultura do passado. Para preparar para o BAC, é preciso estudar história, literatura, revisitar conceitos à luz do passado cultural. Conheça-te a ti mesmo e às tuas raízes, conheça tuas referências, conheça o que há de comum – antes de querer reformar o mundo com suas ideias pessoais.

    No Brasil, a escola estimula aquilo que não precisa ser estimulado e que é próprio da juventude – querer reformar o mundo –, em vez de ajudar os jovens a entender como se forma uma consciência crítica. Apenas para não deixar o leitor em dúvida: se compararmos o desempenho dos alunos brasileiros no nível 4 da Prova de Linguagem do Pisa, vamos verificar a gigantesca diferença entre quantos cá e lá são capazes de pensar criticamente. O fosso é gigantesco.

    Finalmente, há uma diferença importante nos temas e nas expectativas dos candidatos das diferentes opções do ensino médio: há um nível de conhecimento básico que todos precisam demonstrar – mas a partir de temas e enfoques mais voltados para a área de interesse do aluno. Na França, metade dos alunos fazem a opção geral – mais de cunho humanístico – e a outra metade se divide entre as carreiras tecnológicas e profissionalizantes.

    Continua após a publicidade

    Será que algum dia vamos nos dispor a refletir sobre essas questões?

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.