O pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja declarado impedido de atuar no habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Eike Batista é destaque nos principais jornais nesta terça-feira. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Mendes diz que as prisões preventivas prolongadas são parte de ‘jogo midiático’. Já a reforma da Previdência é manchete em O Globo. De acordo com a publicação, o Planalto quer levar a proposta ao plenário da Câmara ainda em maio.
O Estado de S.Paulo
Janot pede que STF afaste Gilmar Mendes do caso Eike
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja declarado impedido de atuar no habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Eike Batista. Janot também quer que as decisões do ministro no processo percam a validade, o que levaria à anulação da soltura de Eike, determinada por Gilmar no dia 28.
Folha de S.Paulo
Operação Lava Jato busca apoio com ‘reféns’, diz Gilmar
Em entrevista a Mônica Bergamo, o ministro Gilmar Mendes diz que agentes da Lava Jato buscam manter a opinião pública favorável à operação fazendo “reféns”, em referência às prisões preventivas prolongadas. Para ele, no contexto de combate à corrupção, não haveria “charme nenhum” em esperar pela condenação em segundo grau para que a pessoa cumpra pena. “Tudo isso faz parte também de um jogo retórico midiático”, diz.
O Globo
Governo corre para votar Previdência ainda em maio
O governo cobrou de líderes aliados que todas as dez emendas restantes ao relatório da reforma da Previdência sejam derrubadas, encerrando ainda nesta terça-feira a votação do texto na comissão especial da Câmara. Isso permitirá que a proposta siga para o plenário, onde o governo pretende acelerar as negociações e votá-la no dia 24 ou em 31 de maio.
Valor Econômico
Vendas crescem no varejo após dois anos de retração
Após dois anos de retração, o grande varejo viveu um primeiro trimestre de crescimento de vendas e rentabilidade, tendência que se acentuou em março e continuou em abril e maio.
Estado de Minas
Chikungunya afeta serviço público
Enquanto a maioria dos Estados tem apresentado queda no número de notificações da doença, Minas teve alta e já contabiliza 18,4% do total de registros do Brasil. Os problemas causados pela enfermidade alteram a rotina em municípios mineiros, como Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Somente na prefeitura, a média é de 4,5 servidores afastados por dia em decorrência da doença desde o início do ano.