Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘É real o risco de retorno da poliomielite’, diz ministra da Saúde

Meta do governo é atingir 95% de cobertura vacinal infantil, que hoje está em torno de 72%

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 mar 2023, 20h14 - Publicado em 28 mar 2023, 16h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou para o perigo de que o Brasil volte a registrar casos de poliomielite após 33 anos sem novos contágios. “É real o risco do retorno dessa doença altamente contagiosa, como aconteceu recentemente com o sarampo, diante da queda preocupante das taxas vacinais nos últimos seis anos”, disse ela à VEJA nesta terça-feira, 28.

    Desde 2016, a cobertura vacinal contra a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) recuou de 84% para 72% em todo o território nacional – a meta do governo é retornar ao índice de 95%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a doença erradicada.

    No último domingo, 26, a vacina infantil contra pólio desenvolvida pelo virologista norte-americano Jonas Salk completou 70 anos de existência. No Brasil, a campanha de imunização contra a poliomielite começou em 1980; cerca de 20 anos depois, o país entrou para a lista de nações que erradicaram o poliovírus. No entanto, a baixa adesão à vacinação é uma tendência tanto local quanto mundial e preocupa autoridades de Saúde, já que foram registradas novas infecções no ano passado fora do Paquistão e Afeganistão, os dois países onde a poliomielite ainda é considerada endêmica pela OMS.

    Também em 2022, foi lançada a Declaração Científica sobre a Erradicação da Poliomielite, uma iniciativa internacional de combate à doença que, inclusive, tem a ministra Nísia Trindade entre as principais signatárias e ativistas na luta contra a paralisia infantil. “Temos a chance inédita de erradicar a pólio em todo o mundo, à semelhança da varíola”, afirma a titular da Saúde. A declaração faz parte de um movimento iniciado no ano passado, com participação de diversas autoridades internacionais de Saúde, que busca erradicar completamente a doença até 2026.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.