Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Venda de tablets cai no Brasil

Em relação a 2015, 2016 registrou uma queda de 32% no total de unidades vendidas; no mundo, a baixa foi de 15,6%

Por Carla Monteiro 16 mar 2017, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A venda de tablets caiu pelo segundo ano consecutivo no Brasil, de acordo com a IDC, empresa de consultoria e pesquisa de mercado. De um ano para o outro, foi registrada uma queda de 32% na quantidade de aparelhos comercializados; e tudo indica que o cenário não deve se recuperar neste ano.

    Segundo a IDC, em 2015  foram vendidas 5,8 milhões de unidades. Já em 2016, a comercialização alcançou 4 milhões de exemplares. Ou seja, no prazo de um ano, ocorreu uma redução de 32% no volume.

    Os dados atuais acendem um sinal de alerta, quando se toma por referência, também, os números de 2014. No período em questão, a venda de tablets no Brasil alcançou incríveis 9,5 milhões de unidades. Isso significa que, de 2014 para cá, o mercado viu a comercialização dos portáteis despencar para menos da metade do total registrado naquele ano. E não é apenas no Brasil que o setor esfriou. De acordo com a IDC, em 2016 as vendas de tablets no mundo caiu 15,6% em relação ao ano anterior.

    As projeções de venda para 2017 não animam. Para a empresa, o mercado deve continuar em declínio. Uma vez que a previsão de vendas para o setor é de 3,7 milhões de tablets, número ainda menor que no ano passado. Confira no gráfico:

    Continua após a publicidade

    Mas por que os tablets não têm mais dado certo?

    Os smartphones roubaram a cena de vez, e tiraram o espaço dos tablets.

    Inicialmente, os tablets foram criados para ser um computador de mão, portátil e simples de carregar, que traria para a palma do consumidor tudo o que o desktop oferece. Com o desenvolvimento dos smartphones, contudo, não é mais necessário ter um tablet para ter acesso a essas funções. É possível realizar todas as tarefas pelo aparelho celular.

    Além disso, um dos motivos pelo qual os tablets se popularizaram foi o tamanho da telas. Por serem maiores, eram uma alternativa aos celulares, que até então eram menores. No entanto, as telas dos smartphones aumentaram e passaram a concorrer com uma característica até então ‘exclusiva’ dos computadores de mão. E os celulares inteligentes, mais uma vez, levaram a melhor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.