Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fim de uma era: o legado de programas como Top Gear e The Grand Tour

Eles foram gênese e inspiração de animadas reportagens automotivas na televisão

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 set 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Durante 22 anos, os apresentadores britânicos Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond exploraram os limites dos programas de carros na televisão. Viajaram para destinos incríveis a bordo de veículos icônicos, testaram os esportivos mais impressionantes e ajudaram a popularizar a cultura associada ao ato de dirigir. Agora, estão encerrando de vez a parceria com o último episódio de The Grand Tour, disponível no Amazon Prime. Trata-se de uma épica expedição pelo Zimbábue e por Botsuana, na África, ponto final de aventuras divertidíssimas. “Estou ficando muito gordo e velho para dirigir os carros que gosto e não estou interessado em dirigir aqueles que não gosto”, diz Clarkson, ao justificar, com humor, a decisão de desligar os motores.

    ORIGEM - O trio de apresentadores em 2014: influência longeva
    ORIGEM - O trio de apresentadores em 2014: influência longeva (BBC Worldwide/.)

    Os três começaram a trabalhar juntos em Top Gear, da emissora britânica BBC. O programa, originalmente veiculado em 1977, foi repaginado em 2002 como uma plataforma para tratar de automóveis. Os apresentadores testavam lançamentos e comentavam notícias da indústria. O que tornava o modelo especial era a irreverência, tanto na maneira como faziam o trabalho jornalístico quanto nas pautas imaginadas. Embora tivesse segmentos convencionais, o programa ganhou edições especiais, pequenos filmes colados a viagens por cenários exóticos. Em cada périplo, o trio escolhia os modelos usados e se embrenhava em perrengues para chegar ao destino final. Em 2015, Clarkson foi afastado da BBC depois de brigar com um produtor. No mesmo ano, fecharia parceria com o Amazon Prime, para onde levaria os dois colegas e, juntos, virariam estrelas, ao adaptar a fórmula do Top Gear para o que viria a ser The Grand Tour. E o que se parecia com a ideia original, lá de trás, da BBC, deu um cavalo de pau em torno de expedições mirabolantes, atraindo até quem não gostava de quatro rodas.

    A relevância do trabalho de Clarkson, May e Hammond foi enorme na indústria. Top Gear se tornou um dos maiores sucessos da televisão do Reino Unido. Tradicionalmente exibido na BBC Two, segundo canal da emissora britânica, migrou para a BBC One, o mais antigo e badalado, transmitido em outros países. Embora o Amazon não divulgue números oficias, The Grand Tour foi responsável por trazer milhares de novos assinantes para o serviço. O legado da trinca reverbera até hoje, e é provável servir de carbono para ideias que despontarão em breve. Canais de YouTube como o Donut bebem da irreverência original dos apresentadores, e outros programas, como Acelerados, com Rubens Barrichello, exploram as voltas rápidas popularizadas no Top Gear e repaginadas em The Grand Tour.

    LARGADA - Top Gear, programa da BBC: estreia em 1977
    LARGADA - Top Gear, programa da BBC: estreia em 1977 (BBC Worldwide/.)
    Continua após a publicidade

    A trajetória dos três, no entanto, também foi marcada por uma dose generosa de polêmicas — o que só faz alimentar o mito eletrônico. As piadas e os comentários, muitos deles preconceituosos, atraíram a fúria de uma parcela do público. Clarkson, em especial, é uma figura controversa. Suas visões políticas, ambientais e sociais estão longe de ser unanimidade, de mãos dadas com estúpido conservadorismo. Para uma parcela dos críticos, o final da parceria chegou tarde e não há mais espaço para a postura inconsequente dos apresentadores.

    INFLUÊNCIA - O canal de YouTube Donut: irreverência em quatro rodas
    INFLUÊNCIA - O canal de YouTube Donut: irreverência em quatro rodas (@Donut/Youtube)

    O encerramento de The Grand Tour, no entanto, não significa o sumiço definitivo dos três criadores da televisão e do streaming. Clarkson tem um programa de sucesso no Prime atrelado a seu trabalho à frente de uma fazenda na Inglaterra. May tem outra série na plataforma, voltada para o turismo, e mostra talento como youtuber. Hammond também mantém um canal na plataforma de vídeos. Mas aquela fagulha original que tornou o jornalismo de carros na televisão tão instigante se apagou de vez. Pena.

    Publicado em VEJA de 20 de setembro de 2024, edição nº 2911

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.