Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vacinação: Ministério da Saúde inclui pessoas com HIV em grupo prioritário

Decisão vale para pessoas de 18 a 59 anos que vivem com o vírus

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 mar 2021, 16h57 - Publicado em 30 mar 2021, 16h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério da Saúde incluiu pessoas que vivem com HIV/Aids no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A decisão vale para pessoas de 18 a 59 anos. As pessoas que vivem com HIV/Aids a partir de 60 anos já estão na priorização devido à faixa etária.

    “A partir dessa iniciativa será possível reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a pasta, em comunicado.

    De acordo com a pasta, as pessoas deste grupo que estão com os dados atualizados no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Siscel) e no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), ambos do SUS, terão o pré-cadastro no Conecte-SUS realizado automaticamente. Quem não tiver o pré-cadastro, pode apresentar uma declaração fornecidade pelas Unidades Dispensadoras de Medicamentos. “Também será possível apresentar o receituário dos antirretrovirais, exames, relatório médico ou prescrição médica como forma de comprovar a condição no dia da vacinação”, explica o comunicado do Ministério.

    A data de início da imunização deste grupo será divulgada posteriormente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    Continua após a publicidade

    Contraindicação

    A contraindicação da vacinação para essa população segue o mesmo critério da população em geral. A vacina não é recomendada apenas para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a outros componentes da vacina, assim como para quem apresentou reação anafilática após receberem a primeira dose do imunizante.

    Atualmente o Brasil utiliza apenas duas vacinas contra Covid-19: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina de Oxford-AstraZeneca, produzida e distribuída no país pela Fiocruz.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.