Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Solidão sentida no começo da pandemia fez bem à saúde mental, diz estudo

Em isolamento social, as pessoas aproveitaram o período para desenvolver habilidades, reconectarem-se com hobbies e natureza

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 nov 2021, 13h25

Um estudo feito com mais de 2.000 adolescentes e adultos, publicado na Frontiers in Psychology nesta terça-feira 2, descobriu que a maioria das pessoas se beneficiou da solidão durante as primeiras semanas da pandemia da Covid-19. Todas as faixas etárias, incluindo adolescentes de 13 a 16 anos, disseram ter experimentado efeitos positivos e negativos, mas 43% dos entrevistados relataram experiências benéficas como a realização de atividades mais condizentes às próprias competências e habilidades e o desfrute de autonomia. “Nosso artigo mostra que houve uma forma positiva do estar sozinho, reconhecidos em todas as idades”, disse Netta Weinstein, professora associada de Psicologia da Universidade de Reading e principal autora do trabalho.

Poucos participantes da pesquisa descreveram piora de humor e de sensação de bem-estar durante o período inicial do isolamento. Adultos em idade produtiva foram os que mais registraram episódios negativos, mencionando perturbações no bem-estar (35,6% contra 29,4% em adolescentes e 23,7% em adultos mais velhos) e piora de humor (44% contra 27,8% em adolescentes e 24,5% em adultos mais velhos). “O senso comum é que os adolescentes, em geral, descobriram que a pandemia foi uma experiência negativa, mas alguns aspectos da solidão podem ser positivos. Durante aqueles primeiros meses no Reino Unido, vimos que os mais propensos a sentirem piora do bem-estar e do humor são adultos que trabalham”, explica Netta

Já as experiências de alienação ou o custo de não interagir com os amigos foram mais frequentes entre os adolescentes (cerca de um em sete, ou 14,8%) do que entre os adultos (7%) e os idosos (2,3%). “A pesquisa sugere que certas experiências de solidão são aprendidas ou valorizadas com a idade, tendo o efeito de reduzir o impacto dos elementos negativos da solidão e geralmente aumentando o bem-estar.”

Os resultados vêm de uma série de entrevistas nas quais participantes do Reino Unido responderam a perguntas abertas sobre suas experiências de solidão. A equipe de pesquisadores codificou as respostas para encontrar experiências compartilhadas e mediu dados quantitativos sobre dois aspectos do bem-estar associados à solidão: a motivação autodeterminada – a escolha de passar um tempo sozinho – e o humor. “Conduzimos a pesquisa no verão de 2020, que coincidiu com o fim do primeiro bloqueio nacional no Reino Unido”, diz a autora. “Sabemos que muitas pessoas se reconectaram com hobbies e interesses ou passaram a valorizar mais a natureza em caminhadas e passeios de bicicleta durante esse tempo. Mesmo para os extrovertidos mais fervorosos, essas pequenas janelas de paz mostram o importante papel do tempo sozinho para nossa saúde mental”, conclui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.