Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Saiba o que é puberdade precoce e por que aumentou na pandemia

Casos aumentaram em até cinco vezes durante o isolamento social, com meninas mais acometidas pelo desenvolvimento prematuro dos caracteres sexuais

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 abr 2023, 15h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • puberdade
    MENINAS: surgimento do broto mamário e aumento das mamas caracterizam puberdade (Divulgação/Divulgação)

    Um estudo feito por pesquisadores do programa de pós-graduação em Endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avaliou um tema que anda preocupando os médicos: o impacto da pandemia na incidência de puberdade precoce. Segundo a revisão de 23 pesquisas publicadas de 11 países diferentes, e que incluíram em conjunto mais de 250.000 crianças com diagnóstico, o problema teve um aumento de até cinco vezes durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

    “Foi identificado aumento médio de 2,5 vezes e há estudos que apontam até 5 vezes nos casos de puberdade precoce em meninas durante a pandemia em comparação aos dados pré-pandemia”, afirmou Amanda Cheuiche, médica endocrinologista pediátrica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e uma das pesquisadoras do estudo da UFRGS.

    A Puberdade Precoce Central (PPC) é o desenvolvimento prematuro de caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos de idade em meninas e antes dos 9 anos em meninos, que resulta do aumento da secreção de hormônios determinantes para a produção precoce de esteroides sexuais pelos ovários e testículos.

    A puberdade precoce é considerada uma doença rara, sendo de 15 a 20 vezes mais frequente em meninas, que dão os primeiros sinais com o surgimento do broto mamário e aumento das mamas, se comparadas aos meninos, que mostram um aumento dos testículos, normalmente seguido pelo crescimento do pênis e surgimento de pelos pubianos.

    Continua após a publicidade

    “Esse achado não foi detectado nos meninos, nos quais a frequência de puberdade precoce é muito menor”, conta Amanda. Segundo a especialista, alguns pontos foram observados no período de isolamento, como o ganho de peso, aumento do comportamento sedentário e do tempo de tela, assim como o estresse psicológico, que pode ter ocasionado esse crescimento de casos.

    O tratamento da puberdade precoce central é feito com agonistas do GnRH como a leuprorrelina, que bloqueia a evolução puberal e promove a completa ou parcial regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuindo a velocidade de crescimento e a progressão da idade óssea.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.