Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia tem casos de subvariante do coronavírus investigada no Reino Unido

Chamada de AY.4.2, ela é uma derivação da variante Delta. Porém, segundo análises iniciais, é mais transmissível do que a cepa original

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 out 2021, 16h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Coronavírus
    Subvariante da variante Delta é mais contagiosa, dizem autoridades de saúde do país (//Reprodução)

    Uma subvariante da variante Delta do coronavírus está preocupando também as autoridades de saúde da Rússia. Trata-se da AY.4.2, considerada mais contagiosa do que a Delta e classificada na categoria “sob investigação” no Reino Unido, onde surgiram os primeiros casos, em julho. De acordo com informações oficiais do estado russo, a subvariante fez novos casos no país. Na quarta-feira 22, a nação decretou feriado de sete dias, na semana que vem, para conter o avanço de uma quarta onda de Covid-19. No mesmo dia,  Moscou decretou lockdown.

    Segundo Kamil Khafizov, pesquisador do órgão de vigilância sanitária russo, é possível que a subvariante se espalhe rapidamente, aumentando os números de casos e indicadores relacionados à pandemia. De acordo com o presidente Vladimir Putin, o período de 30 de outubro a 7 de novembro será de “dias sem trabalho”, mas remunerados, sendo que as cidades têm autonomia para prolongar o fechamento de escolas, lojas e restaurantes por mais tempo caso as condições sanitárias não melhorem no local.

    Uma das principais causas da nova onda do coronavírus na Rússia é a baixa adesão à vacinação da população. O país, no entanto, foi um dos primeiros a desenvolver uma vacina contra a Covid-19, a Sputnik V, aprovada em maio, só que não conseguiu convencer a maioria de sua população a tomá-la: atualmente, o país registra 34,4% dos russos imunizados com a primeira dose e apenas 31,3% com o ciclo vacinal completo, segundo informações do Our World in Data, ligado à Universidade Oxford.

    Com a maior taxa de mortalidade diária no mundo pela pandemia, a Rússia anunciou as novas restrições um dia após o Kremlin relatar uma média móvel de 971 mortes relacionadas à Covid-19, o maior número em um único dia desde o início da pandemia em março de 2020.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.